A Articulação no Semi-Árido (ASA) vai realizar nos dias 17 a 19 de novembro, em Picos, a Oficina Estadual Radialistas pelo Semiárido. O objetivo é sensibilizar radialistas para a importância da comunicação na divulgação de ações de convivência com o Semiárido. Será uma oportunidade também de aproximar comunicadores(as) populares ligados às organizações da ASA Brasil e radialistas que trabalham na região semiárida piauiense.
A oficina terá um público de 25 pessoas, entre comunicadores populares, pessoas que trabalham com a comunicação nas entidades que desenvolvem o Programa Um Milhão de Cisternas Rurais, radialistas que atuam na região semiárida e jornalistas da Assessoria de Comunicação da ASA (ASAcom).
Na oportunidade haverá uma apresentação da ASA com breve explanação do que é a Articulação e do trabalho que vem sendo feito no Semiárido. Os participantes conhecerão também a estratégia de comunicação adotada pela rede.
Visitas a experiências de convivência com o Semiárido serão realizadas como base para a produção das peças radiofônicas como spots, programetes ou radionovelas, com a temática voltada ao que foi visto nas propriedades.
A oficina está sendo promovida pela ASA em parceria com a Cáritas Regional do Piauí. Esta atividade faz parte de um conjunto de seis oficinas, que estão previstas dentro do termo de parceira assinado entre a ASA e o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), com recursos da Agência de Cooperação Espanhola.
A ASA, Articulação no Semi-Árido Brasileiro, é um fórum de organizações da sociedade civil, que vem lutando pelo desenvolvimento social, econômico, político e cultural do semi-árido brasileiro, desde 1999. Atualmente, mais de 1000 entidades dos mais diversos segmentos fazem parte da ASA que atua em todos estados do Semiárido Nordestino e ainda Minas Gerais e Espírito Santo.
Programação:
- 17 de novembro
8h - Acolhida e apresentação dos participantes
Apresentação da oficina
Debate: Convivência com o Semiárido
14h - Continuação do debate sobre Convivência com o Semiárido
Preparação das visitas
Preparação de entrevistas e roteiros
19h - Cinema com pipoca e roda de diálogos
- 18 de novembro
6h30 - Saída para as visitas
11h - Retorno
14h - Produção e gravação dos materiais radiofônico
19h - Noite cultural
- 19 de novembro
8h - Apresentação das peças
Debate sobre Radio e Convivência com o Semiárido
12h - Avaliação e encerramento
Por Paula Andréas