O Centro Educacional Masculino (CEM) finaliza o ano de 2010 com índices positivos alcançados. Através da parceria desenvolvida com a Fazenda da Paz, entidade de reabilitação de usuários de drogas, o CEM conseguiu reduzir os índices de reincidência de crimes entre jovens de 80% para 10%.
Atualmente o Centro atende 60 adolescentes infratores. No local eles recebem apoio pedagógico e psicológico para que haja a recuperação total dos indivíduos. Através de oficinas e palestras periódicas, os jovens adquirem a capacidade de reintegração na sociedade.
De acordo com o coordenador administrativo do CEM, capitão Chagas Bisneto, os números positivos são fruto do trabalho integrado com profissionais das mais diferentes áreas, como policiais, professores, nutricionistas, dentre outros.
“Nosso lema é organização, diálogo e tolerância. O objetivo é costurar uma visão humanista da reintegração social. O nosso corpo administrativo foi trabalhado para realizar a interação com os adolescentes. Temos hoje 90% desses jovens frequentando a sala de aula e isso é muito positivo. Agora estamos colhendo esses frutos, pois os jovens, hoje, dialogam e não usam mais a violência”, destacou o coordenador.
Diferentemente de estados como Bahia, Espírito Santo, Ceará e Pernambuco, que registraram grandes rebeliões em 2010, o Piauí termina o ano sem nenhum caso de rebelião ou fuga. O último registro, segundo dados do Centro, foi ainda no ano de 2007.
Para Chagas Bisneto, a mudança no comportamento dos jovens também se deve à qualificação profissional oferecida aos agentes sócio-educadores. Geralmente são oferecidos cursos de 120 horas/aula nas áreas de defesa pessoal, direitos humanos e outros. Ele ainda destaca o apoio da Fazenda da Paz como parceiro nestas ações. “Ficamos muito satisfeitos em ver a redução desses índices de reincidência. É uma resposta ao tratamento oferecido em parceria com a Fazenda da Paz para a reconstrução do ser humano”, finalizou.