24 de dezembro de 2010

O REENCONTRO dos amigos do SENAI


Via de regra, as confraternizações geralmente acontecem no final de dezembro e mais próximas ao natal. Com o passar dos anos observamos que o “calendário de confraternizações” vem se ampliando cada vez mais, a fim de conciliar todas as agendas e também a quantidade de eventos que se multiplicam a cada ano. Coincidência ou não, o REENCONTRO dos Amigos do SENAI, foi agendado numa tarde do dia 22 de dezembro, repito, nas proximidades do Natal. Porém, casualmente.

Deixa-me explicar. Pelo menos vou tentar resumir por questões de espaço. Todos sabem que o SENAI é uma grande entidade de formação profissional brasileira reconhecida internacionalmente. Somente no Piauí conta com cerca de 300 colaboradores. Pelo número, você leitor, deve reconhecer que seria humanamente reunir todos esses colaboradores para uma confraternização. Portanto, nas linhas que seguirão vou procurar ser um contador de histórias e estórias como o amigo Jeová sabe fazer muito bem.

Porém, a história desse REENCONTRO memorável é com “H” mesmo. O Fato tornou-se real no último dia 22.12.2010 e no local combinado há 10 anos: o adro da igreja de São Benedito, em Teresina, às 17 horas. Pois bem, Há exatamente uma década, durante um almoço na casa da Dona Socorro, localizada no fundo da FIEPI, um grupo de aproximadamente 16 pessoas (funcionários lotados na Superintendência Regional do SENAI/PI), descontraidamente falava sobre os comentários que o final do mundo seria concretizado no ano 2000.

Uns “medrosos” acreditavam mesmos nesses rumores, porém, os mais céticos levavam ao assunto na gozação. Daí a sempre futurista Zélia teve a ideia de marcar o REENCONTRO dos que estavam no local para 10 anos após, no adro da igreja de São Benedito. O argumento da Zélia para justificar a proposta foi o seguinte: “gente, tá bom”! Vamos combinar uma coisa: se realmente o mundo não acabar no ano 2000 todos nós vamos nos encontrar daqui a 10 anos. Assim ficou acertado, porque todos concordaram.

Os anos foram passando, fatos bons e ruins foram acontecendo com a vida daqueles que tinham feito o trato. Como disse no início, o espaço é pequeno para contar tudo. Mas alguns fatos merecem ser registrados: os falecimentos dos colegas e amigos Mauro Ruben e Antônio Monteiro. Esses dois, DEUS chamou para junto de si. Outros se aposentaram, como Jerneide, Luzia e Zélia. Já Juscelino Val, Sâmia, Lana, Sandra Amélia, Zé Marques, Walter Costa e Cláutenis foram exercer suas respectivas profissões em outras empresas ou instituições.

Salvo engano, continuam exercendo suas atividades no SENAI Jânio (o escriba), Antônio Filho, e Jeová. Infelizmente, por motivos de força maior, não puderam comparecer ao REENCONTRO o Juscelino Val, e a Lana que não mais residem em nossa capital e o Toinho, que mora em Teresina e ainda não justificou a ausência. Como já disse, o Mauro Ruben e o Monteiro faleceram. Mas, o sonho foi concretizado com a presença dos demais, no local e horário combinado.

Emoções e Lágrimas marcaram o primeiro momento. Depois foi só alegria. A Zélia como mentora do evento arranjou um local paradisíaco para nos confraternizar: O “BOIBUMBAR”, localizado na zona leste de Teresina. Ao chegarmos, fomos recepcionados pela proprietária Carla com um bonito Banner posto num poste ao lado da nossa mesa, cujos dizeres faziam referência ao REECONTRO dos Amigos do SENAI.

O REENCONTRO ficou ainda mais maravilhado por contar com as presenças da Gláucia que hoje é a companheira deste escriba, do Carlos Janssen, amigo e colega de trabalho, que labuta com a gente ao longo desses anos. Também da Denise, que atua como guia turística ao lado da “Mãezona” Zélia; da linda filhinha da Cláutenis c do maridão.

Gente, foi demais! Todos fizeram pronunciamentos que deveriam ter sidos gravados. Infelizmente, o material de trabalho do jornalista Zé Marques não funcionou. Nos discursos foi relatada a trajetória de cada um na entidade, além da rotina de trabalho exercida na vida atual. Mas o mundo para nós não vai parar e nem acabar por aí não, pois no dia do REENCONTRO de 10 anos ouro já foi agendado para a mesma data, local e horário do ano de 2015 envolvendo as mesmas pessoas.

Jânio Holanda - Jornalista