23 de dezembro de 2010

IFPI oferece 1.070 vagas para cursos superiores

Estarão abertas de 16 a 18 de janeiro as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No Instituto Federal do Piauí, serão oferecidas 1.070 vagas para os cursos superiores de Tecnologia, Licenciaturas e Engenharia Mecânica O reitor da instituição, Francisco das Chagas Santana, considera importante a adesão do IFPI ao Sisu, em vigor desde o ano passado, pois reforça a criação de um sistema nacional unificado de ingresso no ensino superior. Além disso, segundo o reitor, é uma forma de contribuir para o aprimoramento da educação básica no país. Já o pró-reitor de Ensino da instituição, Paulo Henrique Gomes, destaca que a adesão ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu) torna o processo mais democrático. “É melhor para o aluno, pois com uma única inscrição ele pode concorrer a qualquer instituição participante.”

INSCRIÇÕES - Ao se inscrever, o estudante pode escolher dois cursos e selecionar um deles como primeira opção. Durante o período de inscrições, pode mudar as opções, com base na nota de corte (nota mínima) divulgada ao fim de cada dia. Cada mudança invalida a opção anterior. O candidato aprovado na primeira opção é automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga. Aquele que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes. Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições de ensino convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema.

As vagas estão distribuídas em 39 universidades federais, 36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, dois centros federais de educação tecnológica (Cefet), cinco universidades estaduais e na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence). O Sisu selecionará os candidatos por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010.