18 de janeiro de 2011

Resultado do IGC coloca IFPI em em 4º lugar no Nordeste


Levando em consideração as instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, IFPI ficou em 4º lugar no Nordeste

O Instituto Federal do Piauí obteve a nota 3 no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado, na semana passada, pelo Ministério da Educação. Esse resultado coloca o IFPI, dentre as instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica,  como o quarto colocado no Nordeste e o 17ª no Brasil.

Ao todo, 30 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tiveram o IGC divulgado, em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5). O IGC contínuo do Instituto Federal do Piauí foi de 267.

Para o reitor do IFPI, Francisco das Chagas Santana, o resultado do IGC funciona como importante elemento de avaliação da instituição. "Utilizaremos esses indicadores do MEC como forma de motivação de servidores e alunos. A médio prazo, vamos ampliar ainda mais nossos resultados e continuar mudando a cara da educação pública em nosso estado", complementa. 

O IGC é um indicador de qualidade de instituições de educação superior, que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). No que se refere à graduação, é utilizado o CPC (conceito preliminar de curso) e, no que se refere à pós-graduação, é utilizada a Nota Capes. 

O CPC é uma média de diferentes medidas da qualidade de um curso. As medidas utilizadas são: o Conceito Enade (que mede o desempenho dos concluintes), o desempenho dos ingressantes no Enade, o Conceito IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado) e as variáveis de insumo, que considera corpo docente, infra estrutura e programa pedagógico.

Como cada área do conhecimento é avaliada de três em três no Enade, o IGC levará em conta sempre um triênio. Assim, o IGC 2009, considera o conceito preliminar de cursos, CPC, dos cursos que participaram do Enade em 2009, 2008 e 2007.