Jânio Holanda |
Ao vê-la sendo conduzida pelo avô João Holanda e a mãe Márcia Holanda pisando levemente naquele tapete vermelho rumo ao pódio para receber o primeiro de uma série de troféus que certamente conquistará, as lágrimas saltaram dos olhos respingando sobre o meu rosto pregueado. Aquele canudo erguido em suas mãos – símbolo do Diploma da graduação em Arquitetura e Urbanismo – apontando para o céu mirava alguém. Talvez naquele momento de emoção não percebestes, porém, estava direcionado para o teu maior torcedor: Jofran Antunes.
Tenho certeza que naquela noite solene de colação de grau, apesar da ausência material, ele encontrava-se ali espiritualmente e numa posição mais bem postada que a dos demais amigos e familiares que te prestigiavam. Pois do alto, a nossa vista se torna mais angular. Como disseste na mensagem dos “pais ausentes” que eles estavam na maior torcida, sabias que não somente naquele momento, mas também em outros de angústia e aflição, eles também compartilhavam do mesmo sentimento, torcendo para que aquilo logo acabasse.
Sei que de onde ele estarás agora sempre te guiou pelo melhor caminho que julgaste. Mesmo com a distância o Diploma que acabou de receber e sentir em tuas mãos é tão teu quanto dele. Você Acabou de vencer uma batalha, dentre muitas com as quais haverás de se deparar. Neste momento, conquistaste uma vitória.
Ao longo de nossas vidas, todos nós fizemos escolhas e fomos convidados a seguir em frente para atingir nosso ideal. O final do teu curso foi apenas o fim de uma trajetória e início de outra. Nas diferenças formamos nossa identidade. A partir de escolhas, construímos nosso saber. Amadurecemos. Passamos por vários momentos, obstáculos, situações difíceis, mas também felizes e enaltecedoras, e hoje já não somos mais os mesmos. É nessa nova fase que se definirá o nosso futuro, e até aonde cada um chegará à vida.
Que nosso conhecimento não seja um obstáculo à humildade, pois o desejo de ter sempre razão é o maior obstáculo às ideais novas. É melhor termos idéias suficientes, mesmo que algumas delas estejam erradas, do que termos sempre razão e não termos quaisquer idéias. Não é importante sermos sérios para todas as coisas, mas sermos sérios para as coisas importantes, pois, quando um ser humano desperta para um grande desejo, todo universo conspira a seu favor.
Liana, sempre nas suas orações, agradeça ao seu pai Jofran, a grande mola propulsora da tua vida, pois a tua conquista vai impulsionar outras buscas e abrir novos horizontes, sempre apontando para um futuro muito luminoso. Parabéns e muito sucesso! Parabéns! Por acreditar que este dia chagaria você se esforçou e buscou a cada dia o seu sonho. Merecidamente venceu, e hoje os aplausos são todos para você! Parabéns! O que você alcançou hoje é uma pequena parte do que você ainda pode conquistar com o seu talento. O talento, a força de vontade e a persistência trouxeram você até aqui. Parabéns!
Esperamos que esta vitória seja o início de muitas outras conquistas. Mais uma vez: Parabéns!
Jânio Holanda – Jornalista