21 de fevereiro de 2011

Câmara Municipal de Esperantina vai pedir o impeachment do prefeito Chico Antonio

Chico Antonio - Prefeito de Esperantina
Alguns vereadores da Câmara Municipal do município de Esperantina-PI estão se mobilizando para entrar com pedido de impeachment do atual prefeito da cidade, Chico Antonio (PT).

O pedido está sendo baseado nas inúmeras irregularidades que foram detectadas pelos auditores da Controladoria Geral da União (CGU), quando os mesmos realizaram uma fiscalização no município no de período de 02 de agosto a 01 de outubro de 2010.

De acordo com a vereadora Lusinete Ribeiro (PR), o atual gestor teria desviado para outros fins mais de 1 milhão de reais só do FUNDEB.

“Dos 60% que era para ser pagos para os professores, foi desviado R$ 1.015.608,55 (hum milhão, quinze mil, seiscentos e oito reais e cinqüenta e cinco centavos)”, denuncia a vereadora Lusinete Ribeiro (PR).

Já o vereador Regys Sampaio (PMDB) declarou que foram constatadas várias irregularidades como: pagamentos indevidos, execução de despesas sem o devido processo licitatório, contratação irregular de professores, a prefeitura adquiriu gêneros alimentícios com preços acima da média de mercado, o número de alunos matriculados é menor que o número informado ao Censo, entre outras.

  O vereador Tote Aristides (PMDB) disse que no Contrato de prestação de Serviços n°051/2010 que tinha como objeto a reforma e ampliação de escolas municipais, alguns serviços contratados não foram executados pela construtora responsável pela obra. De acordo com o parlamentar no contrato estaria previsto a colocação de janelas tipo almofada, luminárias, registro de gaveta, ducha higiênica na Escola Municipal João Marques de Oliveira, mas que os referidos itens não foram colocados na escola.

De acordo ainda com a denúncia que os vereadores estão formulando, o gestor está sendo acusado de ter se apossado dos recursos do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), dinheiro esse que deve ser gerenciado exclusivamente pelas escolas municipais.

O Prefeito Chico Antonio está sendo acusado ainda de cometer várias impropriedades administrativas, quando o mesmo fez a realização de procedimento licitatório referente à locação de veículos para o transporte de alunos do município.

O pedido de impeachment vai ser protocolado na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal que acontecerá no dia 04 de março de 2011.

Clica Esperantina