28 de fevereiro de 2011

Moacyr Scliar: Autor que participou da 1ª Edição do SALIPA morre no Rio Grande do Sul

Moacyr Scliar 
O médico e escritor Moacyr Scliar que participou da 1ª Edição do SALIPA – Salão do Livro de Parnaíba, realizado em 2009 faleceu na madrugada desse domingo (27/02) em Porto Alegre. Moacyr Scliar esteve presente no SALIPA em seu 2º dia (12/08/2009), o qual participou de uma roda de debates onde estavam presentes a primeira dama de Parnaíba, Valéria de Carvalho Castelo Branco, o prefeito municipal José Hamilton Furtado Castelo Branco e o professor Wellington Soares, que na época era Coordenador de Comunicação do Governo do Estado do Piauí.

Biografia

Filho de José e Sara Scliar, Moacyr nasceu no Bom Fim, bairro que concentra a comunidade judaica. Alfabetizado pela mãe, professora primária, a partir de 1943 cursou a Escola de Educação e Cultura, daquela cidade, conhecida como Colégio Iídiche. Transferiu-se, em 1948, para o Colégio Nossa Senhora do Rosário (católico).

Em 1963, após se formar pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, iniciou sua vida como médico, fazendo residência médica. Especializou-se no campo da saúde pública como médico sanitarista. Iniciou os trabalhos nessa área em 1969. Em 1970, frequentou curso de pós-graduação em medicina em Israel. Posteriormente, tornou-se doutor em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública. Foi professor da disciplina de medicina e comunidade do curso de medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Moacyr Scliar era torcedor do Cruzeiro, de Porto Alegre. Devido a sua morte, os jogadores do Cruzeiro fizeram uma homenagem para este torcedor-símbolo do clube, entrando de luto na partida contra o Grêmio, no dia 27 de fevereiro, que contou com um minuto de silêncio em homenagem a Scliar.

Morte

Scliar morreu por volta da 1h do dia 27 de fevereiro de 2011, aos 73 anos, de falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre desde o dia 11 de janeiro, quando deu entrada para a retirada de pólipos (formações benignas) no intestino. A cirurgia foi bem sucedida, mas o escritor acabou tendo um acidente vascular cerebral (AVC) no dia 17 de janeiro, durante o período de recuperação, falecendo quase cinquenta dias depois de sua entrada no hospital.

Por Gilson Brito
Com informações do Wikipédia
Foto: Gilson Brito