As vésperas da eleição para a escolha dos novos conselheiros tutelares de Caxingó, caos é a palavra certa para definir o atual estado do Conselho Tutelar da cidade, a situação é de total falta de estrutura, fato que atrapalha o funcionamento diário desse órgão.
A casa onde funciona o conselho é alugada pela prefeitura municipal e fica na Rua Eduardo Neres. Na sala de espera, as famílias sofrem com o calor pela falta de um ventilador, impressoras e computadores velhos estão jogados, sem utilidade. Para os quatro conselheiros, só existe um computador e este já está com um mês que não funciona.
As paredes estão sujas e em algumas caindo o reboco. Não há moveis para acomodar as pessoas. O mato do quintal está crescendo de forma avassaladora. O conselho não disponibiliza de transporte para os conselheiros fazerem as visitas, quando necessitam requisitam o carro da secretaria de assistência social ou visitam em suas motos particulares.
O conselho está trabalhando de maneira precária. Para um bom trabalho o conselho teria que disponibilizar um transporte, contar com um sistema de informática com internet. Além disso, o local teria que ter uma sala de atendimento, outra de reuniões e uma recepção. O Conselho Tutelar é mantido pelo município, todos os recursos para manutenção diária das atividades devem vir dos cofres da prefeitura.
Por Gilmar Rodrigues
www.jornalistagil.blogspot.com