13 de abril de 2011

CBF prepara intervenção na Federação de Futebol do Piauí

Júlio Arcoverde
Silenciosamente, a Confederação Brasileira de Futebol - CBF - prepara uma intervenção na Federação de Futebol do Piauí. Informações extra-oficias indicam que Júlio Arcoverde, ligado ao Senador Ciro Nogueira, já teria sido nomeado pela entidade gerenciadora do futebol brasileiro para coordenar a transição para o próximo mandatário.

O departamento jurídico da CBF estuda uma forma de temporariamente ditar as regras na Federação Piauiense, pois é de conhecimento de todos que a Federação Internacional de Futebol - Fifa -, não aceita a ingerência de outros poderes na vida dos seus filiados. 

Casos semelhantes

Em 1988 aconteceu uma crise no futebol do Estado de Rondônia. A CBF decretou a intervenção na FFER em 28 de fevereiro de 1989. Coincidentemente, o vice presidente da CBF, era o piauiense Alfredo Alberto Nunes Leal, que no exercício da presidência, nomeou para o cargo o interventor, o Sr. Carlos Henrique Alves que foi orientado para que no prazo de 60 dias, reestruturasse a entidade, promovendo a realização.

Outro caso parecido aconteceu no futebol alagoano. Em 2007 a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), designou o vice-presidente da entidade, José Sebastião Bastos, o Bastinhos, interventor da Federação Alagoana de Futebol (FAF).

Em 1998 foi a vez da federação paranaense de futebol. O governo do estado indicou um interventor para assumir o comando da entidade, substituindo ao presidente Onaireves Moura, envolvido em alguns escândalos. Novamente a CBF entrou em ação e nomeou um interventor para comandar o processo eleitoral.

No Piauí

Pelo visto, Júlio Arcoverde terá a missão de estabelecer novos prazos de acordo com os estatutos da CBF, para inscrição de chapas e posteriormente realizar nova eleição. No entanto, o ouvidor da FFP, Dr. José do Egito Barbosa declarou ao Portal Folha de Batalha que, Júlio Arcoverde só entra na FFP se tiver uma nova liminar destituindo Cesarino Oliveira da presidência da Federação, a exemplo do que aconteceu com Lula Ferreira.

Folha de Batalha