O evento teve como objetivo discutir ideias e ações futuras para o fortalecimento da sustentabilidade da agricultura familiar no município
Foi realizado nos dias 07 e 08 de abril no auditório da Câmara de Batalha o I Seminário Municipal “Os Desafios da Sustentabilidade na Agricultura Familiar”. O evento teve como objetivo discutir ideias e ações futuras para o fortalecimento da sustentabilidade da agricultura familiar nas diversas cadeias produtivas e construção de uma série de encaminhamentos para potencializar a agricultura familiar no município.
A abertura do seminário reuniu autoridades politicas e representantes de órgão públicos, representantes de entidades civis que fazem parte da capacitação, crédito e programas da agricultura familiar e autoridades ligadas a instituições financeiras. Participaram ainda 22 grupos de horticultores, 12 grupos de apicultores, 5 grupos de criadores de avicultura, produtores de cajucultura, criadores de ovinos/caprinos, técnicos em agropecuária e demais representantes de associações. Eles aproveitaram para sugerir ações e discutir as dificuldades encontradas no desenvolvimento de cada segmento.
A Deputada Estadual Rejane Dias também participou do encontro, ela agradeceu pela oportunidade de contribuir com o seminário e ressaltou a importância da agricultura familiar e da discursão de estratégias para a comercialização da produção “a agricultura familiar exerce um papel fundamental na economia dos municípios, e a preocupação fundamental neste seminário é no sentido de organizar os arranjos produtivos para comercialização, para que realmente todos possam ter uma melhoria da qualidade de vida,” ressalta.
O Prefeito do município de Batalha, Amaro Melo, se comprometeu em inserir os produtos da agricultura familiar na merenda escolar, mas destacou a necessidade de se ter a garantia do contínuo fornecimento dos produtos, “é preciso otimizar a produção com os potenciais que o município oferece, com terras produtivas e o poder público que se dispõe em ajudar, contando com parcerias importantes do SEBRAE, INCRA, CERAC, BNB, CONAB e outros, mas é preciso superar a inexistência da extensão rural e cobrar para que todos se proponham a produzir, mas produzir corretamente.”, disse.
Participaram também do Seminário o vice-prefeito/Presidente do CONSAD Adão, Presidente da Câmara Municipal Patrícia Vasconcelos, os vereadores Elvis Machado, Francisco Castro, Francisco Terra Nova (STTR), Paulo Manoel (FETAG), Paulo José representante do Centro Regional de Assessoria e capacitação (CERAC), Állison (CONAB), Elcio de Lima (SEBRAE), Nonato Almeida (Superintendente BNB), Carlos Viriato (Bnaco Brasil), Evandro Cardoso (Superintendente INCRA), Raimundo José (FIEPI), Professora Dra. Elizabete (UFPI), e os Secretários Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Alexandre e João Batista.
O I Seminário Municipal “Os Desafios da Sustentabilidade na Agricultura Familiar” foi idealizado e realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Batalha, Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC) e CONSAD.
Na programação foram realizadas:
A Palestra 01 – os desafios da sustentabilidade na agricultura familiar foi ministrada pelo Superintendente do INCRA-PI, Evandro Cardoso.
A Palestra 02 – Os desafios das operações de credito na agricultura familiar foi ministrada pelo Superintendente do BNB, Nonato Almeida e pelo Gerente de negócios do BNB, Luiz Eduardo.
O primeiro dia do seminário encerrou com a apresentação dos grupos que participaram das seguintes temáticas:
Grupo 01: Horta e Artesanato – SEBRAE – Local: Câmara
Grupo 02: Cajucultura – PROCOMPI/FIEPI – Local: STTR
Grupo 03: Ovinocultura, Caprinocultura – UFPI - Local: Casa Kolping
Grupo 04: Apicultura – UFPI – Local: Auditório do Fórum
Por Paula Andréas
Fotos e informações Ascom Camara Municipal de Batalha