Os vereadores de Caxingó aprovaram em sessão realizada nesta sexta-feira (08) o projeto de lei de autoria do poder executivo que implanta a Contribuição Social de Iluminação Publica (COSIP) nas contas de energia elétrica da cidade.
A proposta inicial do executivo previa um aumento de 20% sob o teto máximo dos contribuintes residenciais e comerciais. Porém, após uma ampla discussão da comissão de finanças e orçamento foi alterado para 5%.
Ficarão isentos os moradores da zona rural e os da zona urbana que consumirem abaixo de 30kWh. O projeto ficou engavetado durante semanas e causou polemica e muita discussão nas ruas e esquinas da cidade.
O vereador Renato Filho (PT), disse que agora a população poderá cobrar em dobro uma iluminação publica de qualidade. “Espero que com essa taxa a prefeitura coloque lâmpadas nos postes, pois a cidade está escura”, disse o vereador.
A cobrança da taxa virá embutida na conta mensal de energia elétrica. Esse valor deverá ser repassado para um fundo especial de iluminação publica da prefeitura. Resta saber se este fundo já foi criado.
Por Gilmar Rodrigues
www.jornalistagil.blogspot.com