1 de maio de 2011

Curso de Iniciação a Xilogravura será iniciado nesta segunda-feira


Amanhã (02/05), tem início em Parnaíba o Curso de Iniciação a Xilogravura, com finalização marcada para acontecer dia 10 de junho.

O local do Curso é o Cent Cart, localizado na Rua Coronel Ribeiro 480 no Complexo Turístico Porto das Barcas.

O projeto é patrocinado pelo BNDES, Banco do Nordeste e Governo Federal através do Edital do Programa BNB de Cultura - Edição 2011.

Por Gilson Brito

Mais informações do curso:

Nome do projeto: Iniciação a Xilogravura em Parnaíba

O que é Xilogravura
A Xilografia consiste numa matriz em alto relevo produzida em madeira. Esta forma de gravação foi amplamente utilizada ao longo de toda história. Grandes nomes da Arte serviram-se de seus recursos, seja em períodos longínquos, ou em nossa época. A imagem é gravada através de goivas, formões e pontas cortantes. O artista "entalha"seu desenho na madeira, ao modo de um escultor, mas tem em mente que essa matriz não é a Obra, e sim o meio para alcançá-la. Depois disso, a matriz recebe a tinta e vai para a prensa com o papel. Há também a impressão com as costas de uma colher. Esta técnica exige grande habilidade do artista e permite a obtenção de detalhes que a prensa não consegue alcançar.

O que é o projeto
Iniciação a Xilogravura em Parnaíba é um projeto patrocinado pelo PROGRAMA BNB DE CULTURA - EDIÇÃO 2011 - PARCERIA BNDES que tem entre seus objetivos: investir recursos financeiros do BNB e do BNDES, disponíveis para a cultura, em atividades de interesse da Região Nordeste e norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo; promover a realização de projetos culturais nos municípios da área de atuação do BNB menos providos de atividades relacionadas à cultura; etc. O projeto se constitui na realização GRATUITA de 2 (dois) Cursos de Iniciação a Xilogravura, técnica milenar de gravar na madeira e imprimir em um suporte (papel, tecido, etc.), que pelas suas características singulares, vem contribuindo como base fundamental na formação de muitos artistas do nordeste. Cada curso terá 10 alunos, e 36 horas aulas. O projeto Iniciação a Xilogravura em Parnaíba justifica-se pela necessidade de fomentar e difundir entre os artistas plásticos, e a sociedade parnaibana essa técnica tão importante na história da arte mundial, estimulando assim as artes plásticas local. Os artistas passarão assim a dispor de conhecimentos que lhes possibilitarão se expressar fazendo uso de uma técnica, que na cidade ainda não é utilizada. Após os cursos ficará a disposição dos artistas um atelier para continuarem desenvolvendo seus trabalhos, permitindo assim a criação de álbuns de gravura, impressões de estampas, etc, produtos que gerarão renda para os seus criadores.

Responsável / Ministrante do curso
Adenauer Spíndola (Nauer Spíndola), nasceu em São Bernardo-MA, Brasil, 1960. Artista multimídia, curador e produtor. Graduado em Ciências Sociais. Estudou desenho e gravura no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará. Participou, de cursos com Luiz Áquila, Roseline Granet, Arthur Piza, Carlos Martins, Uiára Bartira, Maria Bonomi, Rubem Grilo e Amélia Toledo. Ilustrou diversas publicações, entre elas a Agenda das Mães da Praça de Mayo (B. Aires-Arg.). Professor de Gravura e História da Arte. Ensinou no Curso de Artes Plásticas da Faculdade Gama Filho – CE, e ministrou cursos no MAUC-UFC, no Serviço Social do Comércio - SESC, na ECOA – Secult-Ce. e no Instituto Dragão do Mar. Participa com freqüência de mostras nacionais e internacionais, tendo sido premiado várias vezes. Seus trabalhos estão em muitos museus, instituições e coleções privadas. Diretor da Revista Harco, revista voltada para cultura, meio ambiente e patrimônio histórico. Idealizou e produziu o Programa Visualidades, primeiro programa da tv cearense voltado exclusivamente a artes plásticas.