22 de maio de 2011

Idosos e crianças da “Casa Emilien Lacay - Cruzada do Menor” recebem visita de pets terapeutas


Visita contou com a partipação do E-Solidário e Projeto Pêlos Animais

O Projeto Pêlo Próximo em parceria com o E-solidário, promoveu neste sábado (21) a visita dos pets terapeutas na Casa Emilien Lacay –Cruzada do Menor, em Jacarepaguá.

Para essa visita, foram selecionados 15 idosos com tipos de patologias diferenciados, entre elas, Alzheimer, Mal de Parkinson, seqüelas de AVC, depressão, Isquemia e dificuldades de locomoção. Os voluntários do Projeto Pêlo Próximo, realizaram com os idosos, exercícios fisioterápicos estimulando os pés e mãos, como a massagem no cão e escovação de pelos, arco e boliche. No grupo das crianças  foram realizadas atividades de contato com os animais, agility ,show dog e o pet health, onde elas tiveram a oportunidade de examinar os animais como se fossem médicos, usando mascaras e auscultando o coração dos cães. Além disso, a coreógrafa Natasha Sussekind do Projeto Pêlos Animais, apresentou um espetáculo caracterizada de “Emilia” e dançando com as idosas e crianças da Instituição.


“Tivemos a oportunidade de realizar atividades distintas em uma única visita. Tenho certeza que as crianças e os idosos adoraram. Em breve retornaremos a instituição para outra visita” – finaliza Roberta Araújo, coordenadora geral do Projeto Pêlo Próximo.

Extremamente dóceis, os cães terapeutas do Projeto Pêlo Próximo estão sempre com a vacinação e vermifugação em dia e com sua saúde perfeita. Além dos 40 cachorros  e 2 calopsitas que compõem o staff de ‘terapeutas’, o projeto conta com o apoio de voluntários veterinários, psicólogos, médicos e terapeutas ocupacionais.

A próxima visita do Projeto Pêlo Próximo, acontece no dia 28 de maio na Pousada Residencial para Idosas.


Conheça a Casa Emilien Lacay – Cruzada do Menor

Situada em Jacarepaguá, o programa social da Casa Emilien Lacay surgiu, há dezenove anos, de uma parceria da Cruzada com a Sociedade de Beneficência Francesa, que doou a casa por comodato para que nela fosse desenvolvido um projeto para idosos. Desde então, a casa abriga o Centro de Convivência, para 70 idosos, e também uma creche para 150 crianças na faixa etária de 2 anos a 5 anos e 11 meses.

O principal objetivo do trabalho social realizado pela Cruzada do Menor é orientar e apoiar crianças, jovens, idosos e seus responsáveis no desenvolvimento de suas habilidades, para que sejam capazes de promover melhoria na qualidade de suas vidas e contribuir para promover transformações positivas em suas comunidades.


Com uma equipe de profissionais qualificados e metodologia consistente, a Cruzada do Menor realizou mais de dois milhões e meio de atendimentos nos últimos dez anos. Atualmente, atende a 607 crianças na faixa etária de 4 meses a 6 anos em quatro creches; oferece complementação educacional a cerca de 600 (até o final de 2010) jovens de 17 a 19 anos em duas unidades, além de manter dois centros de convivência que atendem 100 idosos acima de 65 anos. As famílias são beneficiadas com oficinas de capacitação, palestras e seminários.

Alessandra Fabro
Projeto Pêlo Próximo
"Solidariedade em 4 patas"