A
2ª Semana Nacional da Carne Suína, que começou nesta quarta-feira,
dia 3, é resultado de uma estratégia inédita de ação conjunta
entre um setor produtivo e a maior rede de varejo do país. O
objetivo é aumentar o consumo da proteína por meio de um amplo
trabalho de qualificação e sensibilização de todos os elos da
cadeia da suinocultura, desde produtores até os consumidores finais.
Desde
o ano passado, a parceria entre a Associação Brasileira dos
Criadores de Suínos (ABCS), o GPA e o Sebrae Nacional atualizou
centenas de profissionais de carnes das lojas do Extra e Pão de
Açúcar, sensibilizou milhares de consumidores e, como resultado,
alcançou um aumento de 77% nas vendas do produto durante a primeira
edição da Semana Nacional da Carne Suína, realizada de 02 a 16 de
outubro.
Neste
ano, a expectativa também é muito positiva. O GPA pretende aumentar
em 30% as vendas de carne suína nas mais de 500 lojas que participam
do evento em 16 estados do país. O otimismo quanto a alcançar mais
um grande sucesso é compartilhado pela diretora comercial do GPA,
Mariângela Ikeda. “Estamos com uma alta expectativa e devemos ter
um crescimento expressivo. Preparamos uma comunicação de loja com
informações e receitas, ampliamos os tipos de cortes de carne suína
oferecidos e também descontos especiais para o período no intuito
de incentivar o consumo dessa proteína no país”, adianta. A ação
acontece em todas as lojas do Pão de Açúcar e Extra até o dia 17
de setembro.
PNDS
A
Semana Nacional da Carne Suína é uma “coroação” do trabalho
desenvolvido pela ABCS, por meio do Projeto Nacional de
Desenvolvimento do Suinocultura (PNDS) Sustentabilidade, para
requalificar todo o setor que, em 2013, contou com 43 mil produtores,
1 milhão de empregos diretos e indiretos, US$ 1,35 bilhão
exportados e PIB de R$ 28 bilhões.
Desde
2010, o PNDS realizou mais de 1.090 ações em 15 estados, capacitou
mais de 46 mil profissionais e sensibilizou 1,3 milhões de pessoas
sobre a qualidade e saudabilidade da carne suína. O trabalho exigiu
grande capilaridade para desmistificar dezenas de mitos e
preconceitos contra o produto e uma mudança de cultura em todos os
elos envolvidos.
“Visamos
todas as interfaces da suinocultura e a maior capilaridade possível
a fim de reposicionar o produto. Com apoio do Sebrae Nacional,
trabalhamos todos os elos e conseguimos mobilizar o setor. Em 2013,
conquistamos a parceria do GPA e, enfim, chegamos diretamente ao
consumidor final de todo o país. Já avançamos bastante mas há
muito o que fazer”, diz a coordenadora do PNDS, Lívia Machado.
Neste
período, o PNDS contribuiu para um aumento no consumo per capita de
13kg per capita em 2010 para alcançar 15,4 em 2013. Tais
resultados terminaram por conquistar o apoio de empresas do setor e o
engajamento de milhares de pessoas. A nova meta do PNDS é elevar o
consumo para 18g por habitante até 2015.
Mayara
Bastos