Não me canso de falar que o I Varal de Fotografia, iniciativa do Parnaíba Foto Clube, dia 30 de abril, foi um sucesso. Tivemos muitas dificuldades, tempo prometendo chuva o tempo todo; as nossas fotos que foram parar em Picos, e as próprias dificuldades do grupo, que é pequeno, em assumir um projeto inovador em nossa cidade.
O Varal aconteceu. As fotos foram vistas, por cerca de 900 pessoas, contadas uma por uma, por um contador de visitas, um certo aparelho levado pelo Helder, que ficava alí clicando, clicando o tempo todo. Mas se disserem que o Varal foi visto apenas por cerca de 900 pessoas, lhes direi: foi um seleto grupo muito atento que contemplou a arte em fotografia. Tenho a absoluta certeza, que doravante, a sociedade parnaibana estará sabendo que existem aqui pessoas que gostam de fotografia, que discutem fotografia como arte e, cada um com o seu olhar, aprendeu expressar os seus sentimentos, a sua visão de mundo, através da fotografia. Portanto, parabéns aos nossos artistas que escrevem a sua arte com a luz.
Bastava olhar nos olhos dos clientes. Pessoas empurrando carrinhos de compras; clientes com sacolas nas mãos, paravam e contemplavam aquelas imagens e se chocavam com a realidade que elas lhes transmitiam; outros perguntavam por quanto tempo as fotos ali ficariam expostas.
Baseado nessa reciprocidade, o Clube vai se reunir e discutir a possibilidade do varal ser itinerante, apresentar-se em outros locais, para dar oportunidade a outras pessoas de verem uma exposição fotográfica.
Queremos agradecer à Sieart, na pessoa do Sr. Carlos Magno, o Sr. Felinto, gerente de marketing do Grupo Carvalho, que nos cedeu o espaço, aos gerentes do Supermercado Carvalho, em Parnaíba, nas pessoas do Sr. Francisco Israel e do Sr. Oscar, e Marilda Pessoa da Floricultura Bela Rosa que foram bastante sensiveis com a nossa solicitação, como também à mídia parnaibana que fez a cobertura do evento.
Parnaíba Foto Clube - PFC
Texto e foto: Aírton Porto