18 de setembro de 2009

A OAB está fazendo a sua parte no Caso Everaldo Sampaio?

O Presidente da OAB, Diógenes Meireles Melo, posicionou-se acerca do caso Everaldo Sampaio através de uma entrevista ao Repórter Darival Junior na TV Delta. Acontece que foi publicado em diversos blogs e portais da cidade uma matéria produzida pelo Jornalista Francisco Brandão, onde é questionado se a Ordem dos Advogados do Brasil, subsecção Parnaíba, está fazendo algo quanto à acusação da Polícia Federal que aponta Everaldo Sampaio em ligação com o tráfico de drogas em Parnaíba.

Na entrevista Diógenes coloca que a OAB não pode nem deve dizer se Everaldo Sampaio é acusado ou não. Diógenes coloca ainda que não duvida do trabalho da Polícia Federal, porém será o Juiz quem dirá se o advogado tem ligação com o tráfico ou não.

Em face destas argumentações e, de outras aqui não elencadas, peço licença e usufruo da liberdade de imprensa, para questionar à instituição os seguintes pontos:

1- A OAB, em algum momento, solicitou da Polícia Federal cópia das gravações telefônicas feitas durante as investigações da Operação Peçonha e, que apontam Everaldo Sampaio em Ligação com o Tráfico comandado pelo também acusado pela PF José Maria Cobra, ou não é de seu interesse averiguar estas provas?

2 - Se Everaldo Sampaio só poderá ser julgado pelo Juiz, qual providência a instituição já tomou para garantir que o profissional seja digno de pertencer à entidade?

3 - Se a OAB esperar somente pela decisão judicial, não estaria se omitindo de tomar providências e, por isso mesmo, justificando o questionamento do jornalista Francisco Brandão quanto ao cumprimento de seu papel?

Infelizmente essas questões não foram levantadas na entrevista à TV Delta, mas cientes que somos da responsabilidade que a OAB Subsecção Parnaíba tem, e da preocupação que o seu Presidente tem em zelar pela instituição e, por isso mesmo veio a público prestar esclarecimentos, temos a certeza de que essas questões serão esclarecidas à sociedade parnaibana.

Samuel Cunha de Aguiar – Pro Parnaíba