4 de agosto de 2009

Manoel Ricardo de Lima é uma das atrações do SALIPA

Escritor parnaibano e doutor em Teoria da Literatura vive em Florianópolis e já lançou oito obras que são sucesso de crítica na imprensa nacional especializada

O escritor parnaibano Manoel Ricardo de Lima lançou recentemente seu oitavo livro denominado: “Quando todos os acidentes acontecem” pela editora 7 Letras. Segundo a crítica nacional, na poesia de Manoel Ricardo de Lima a ruptura é constante e sempre reincidente. “O terceiro título de poemas do autor pode ser luta cósmica para cruzar o inferno ou um novelo de sensações convulsas, pode também ser apenas objeto: um livro”, afirma Henrique Araújo que entrevistou Manoel Ricardo pelo jornal cearense O Povo.

Manoel Ricardo de Lima é doutor em Teoria da Literatura e mora na cidade de Florianópolis em Santa Catarina há cerca de cinco anos onde é professor de literatura da Universidade Federal de Santa Catarina. Hoje é articulista dos jornais Diário Catarinense (SC) e Diário do Nordeste (CE) onde escreve sobre crítica literária.

O parnaibano é uma das atrações confirmadas no Salão do Livro de Parnaíba (SALIPA) e realizará palestra dia 12 de agosto às 14 horas no auditório da Associação Comercial de Parnaíba no Complexo Cultural Porto das Barcas.

Sobre o autor

Manoel Ricardo de Lima nasceu em Parnaíba, PI, 1970. É professor de Literatura e doutor em Teoria da Literatura (UFSC). Publicou Embrulho (7Letras), Falas Inacabadas, com Elida Tessler (Tomo Editorial), Entre Percurso e Vanguarda – alguma poesia de P. Leminski (Annablume), As Mãos (7Letras), outra manhã, com Aníbal Cristobo e Eduardo Frota (Dragão do Mar), As Mãos/ The Hands, com tradução de Sérgio Bessa (Lumme Editor) e 55 Começos (Editora da Casa). Organizou as coletâneas A nossos pés (Editora da Casa/Dantes Editora) e A Visita, com Isabella Marcatti (Barracuda). Seu mais recente livro é quando todos os acidentes acontecem (7Letras). Coordena a coleção Móbile, de mini-ensaios (Lumme Editor), e a série Alpendre de Poesia, com Carlos Augusto Lima (Editora da Casa). Bolsista de Pós-Doutorado, CNPQ, com pesquisa sobre Joaquim Cardozo e Mário Faustino. Vive em Florianópolis.

Por Francisco Brandão
Ascom do Autor