27 de dezembro de 2017

Apresentação do Balé de Parnaíba encanta o público na programação natalina


Criado no Governo de Zé Filho em 1997, então na época Prefeito de Parnaíba, e revitalizado em 2017 por seu tio, Prefeito Mão Santa, o Balé de Parnaíba, que tem atualmente como padrinhos Adalgisa Moraes Souza (Primeira-Dama da cidade) e Vereador Geraldinho Alencar (Presidente da Câmara de Parnaíba), apresentou-se na noite do último sábado, dia 23 de dezembro na Praça da Graça no Centro de Parnaíba, onde foi montado um grande palco.  


A volta do Balé de Parnaíba foi marcada pela brilhante apresentação do Espetáculo “Glória”, obra que trouxe o surgimento da criação dos principais elementos da natureza, como terra, água, fogo e ar. O público que esteve presente se emocionou e ao final aplaudiu de pé o espetáculo que apresentou a “Criação”, o “Caos”, o “Anjo da Anunciação” e o “Espírito Santo” que se fez carne e habitou entre nós.  


A apresentação do Balé de Parnaíba foi uma das atrações da programação natalina da Prefeitura de Parnaíba.


O Prefeito Mão Santa acompanhado de sua esposa e Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), Adalgisa Moraes Souza e de sua filha e Secretária Municipal de Infraestrutura, Habitação e Regularização Fundiária Maria das Graças Moraes Souza Nunes, do Presidente da Federação das Indústrias do Piauí, Zé Filho, da Deputada Estadual Juliana Moraes Souza, juntamente com o Vereador e Presidente da Câmara Municipal José Geraldo Alencar Filho (Geraldinho Alencar) e de sua esposa Márcia Alencar (coreógrafa do Balé de Parnaíba), e demais autoridades prestigiaram o evento.


A ansiedade e emoção tomaram conta de todos os integrantes do Balé de Parnaíba, já que depois de 17 anos as atividades eram retornadas, graças ao emprenho e determinação também de Maria das Graças de Moraes Souza Nunes, Secretária Municipal de Infraestrutura, Habitação e Regularização Fundiária. A revitalização do Balé de Parnaíba é mais uma das ações do prefeito Mão Santa, que sonha em ver uma cidade “respirando a grandeza do passado recente”.


O Presidente da FIEPI, Zé Filho, foi um dos que mais incentivou o retorno do Balé de Parnaíba, já que dará total apoio a nova fase desse projeto. Durante a apresentação, todos que estavam próximo a Zé Filho puderam ver o entusiasmo e a emoção daquele que foi o criador e é tido como o “Pai do Balé de Parnaíba”.


Para que a programação natalina pudesse sair do papel e se tornar esse sucesso, vários secretários municipais estivem engajados, principalmente Carlos Eduardo, Secretário Interino de Educação e Secretário de Governo, e Teófilo Lima, Superintendente de Cultura.


“Um trabalho como esse necessário, porque é através dele que se descobre novos talentos em nossa cidade. E, além disso, é de fundamental importância que os moradores conheçam e participem com mais frequência de atividades culturais como essa”, disse Geraldinnho Alencar.


Esse espetáculo não é apenas algo que o público senta e assiste. Para a construção dessa montagem foi necessário resgatar os nossos sentimentos mais profundos, e é isso que queríamos repassar para o público, que ele pudesse sentir e refletir assim como nós. Foi uma apresentação belíssima, os bailarinos tiveram muita harmonia no palco e a apresentação passou bastante emoção para quem assistia. Todos estão de parabéns”, disse Márcia Alencar. 


É gratificante poder voltar a mostrar o trabalho do Balé de Parnaíba e divulgar a cultura e principalmente a cidade de Parnaíba”, finalizou Márcia Alencar. 


Mesmo como o pouco tempo que tivemos para revitalizar o Balé de Parnaíba e montar o Espetáculo Glória, o resultado final foi surpreendente, melhor ainda foi ver a emoção do público no final da apresentação. Trabalhamos bastante e agora a satisfação é de dever cumprido”, comentou Suely Araripe.  


O corpo técnico do Balé de Parnaíba é formado por: Suely Araripe (Diretora Geral), Christiano Cordeiro (Diretor de Palco), Carmem Cacau (Diretora de Figurino e Adereços), Cássio Araújo (Diretor Musical), Josivana Carvalho (Assistente de Coreografia), Euliane Maia (Adereços) e Márcia Alencar (Coreógrafa).





















Por Gilson Brito e Iris Maria