21 de maio de 2011

Por falta de quórum há cinco meses, vereadores resolvem fazer audiência pública


O presidente da câmara de vereadores do município de Jatobá do Piauí (184 km ao norte de Teresina), Erimar dos Santos (PSDB) tentou, pela 5ª vez seguida realizar uma sessão ordinária, sem sucesso. Cinco vereadores que são do grupo político adversário ao presidente, se negam a comparecerem às sessões. Neto Fogo, Otoniel Bandeira, José Raimundo, Raimundo Dedé e Altivo Gomes são do bloco político do prefeito Macedo Bandeira (PT) e tentam anular, na justiça, a eleição de Erimar dos Santos, acontecida em janeiro passado. Compareceram os vereadores Erimar, Celso, Chichico Puba e Gilberto Lima.

Na sexta feira (20/06), o presidente realizou uma audiência pública para dar explicações ao povo do município. “Como eu já sabia que os vereadores do prefeito não vinham resolvi marcar uma audiência pública para mostrar ao povo de Jatobá como está a situação do município, por que já ouvi pessoas falarem que os vereadores de jatobá não querem trabalhar. Aqui tem quatro homens neste momento querendo aprovar projetos, fazer requerimentos e cobrar providencias do executivo, mas cinco não estão. Todos não podem ser julgados pelas ações de cinco. Nesse momento, testemunhando essa situação, me sinto envergonhado de ser vereador” disse Erimar.


Erimar falou da situação das estradas vicinais do município que estão isolando comunidades e o prefeito não faz nada. Segundo ele, somente nos primeiros cinco meses deste ano, o município de Jatobá recebeu mais de 5 milhões de reais. “Dinheiro tem, o prefeito não faz por que não quer” disse Erimar. O parlamentar mostrou uma revista do grupo 180graus, que mostra os dez prefeitos eleitos em 2008 que declaram ao TSE não possuir nenhum bem naquela época. Hoje o prefeito Macedo acumula um patrocínio incompatível com o salário de seis mil reais. “Vários carros novos, casas em Jatobá, Campo Maior e até apartamento em Teresina. Será que seja o milagre da multiplicação? O salário do prefeito é de seis mil reais, mas descontados os tributos, não chega a cinco mil” disse o vereador.

O Vereador Chico Puba (PPS) desafiou que lhe mostre uma pedra colocada na cidade com dinheiro da prefeitura. “Tem uma obra muito grande na Avenida Virgilio Evangelista. Quem passar por lá vai ver. Mas ali é uma casa, uma mansão que o prefeito está construindo pra ele” disse o vereador. Chichico Puba falou ainda que os vereadores que não comparecem às sessões é por que o prefeito não deixa. “Os vereadores ficam só dizendo amem para o prefeito. Tem vereador que de manhã é de um lado; à tarde é de outro. É feio dizer isso, mas se vendem”.

O vereador Celso disse que a região onde mora, vive abandonada e o prefeito só anda quando é tempo de política. Celso também questionou os colegas faltosos perguntando como é que um vereador pode se dizer representante do povo se passa cinco meses sem comparecer a uma sessão?

Campo Maior em Foco