Teve início na manhã desta terça-feira (24) no auditório da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural - SDR, uma vasta programação do Crédito Fundiário, dirigido na SDR pelo engenheiro agrônomo Rui Cipriano Araújo e com participação no evento do diretor nacional Francisco das Chagas Ribeiro “o Chicão” que apresentará os números gerais do programa referente ao ano de 2010 e as principais realizações, tendo como principal objetivo a construção dos Planos Operativos Anuais (POAs).
Na programação estão inclusos a apresentação do convênio entre a Secretaria do Reordenamento Agrário – SRA e o Governo Estadual e ainda uma explanação sobre o Banco da Terra e a implantação dos Sistemas. De acordo com Rui Cipriano, deverão ser observados nas metas os seguintes aspectos contemplados nos convênios: atendimento de famílias por linha e adicionais, áreas prioritárias, estratégias para atendimento dos adicionais, divulgação, análise documental de propostas, medição, avaliação e análise de propostas, avaliação e acompanhamento das propostas, supervisão de projetos, regularização e revitalização de projeto e ainda, acesso ao PRONAF A, entre outros.
Os principais objetivos do evento é o diagnóstico da área de atuação, metodologias, metas de atendimento, articulação institucional e os entraves do programa. No evento dessa terça-feira ainda serão debatidos a mobilização, capacitação inicial e qualificação da demanda, análise e viabilidade das propostas, supervisão, questão ambiental, regularização dos projetos e acesso às políticas de comercialização. O evento será estendido até quarta-feira (25) onde será construído o POA 2011.
Por Roselandi Sousa