Com o intuito de incentivar a exportação no Piauí, entidades do Governo e da iniciativa privada, reuniram-se na segunda-feira (23) no auditório da Fiepi. Na ocasião foram apresentadas formas de impulsionar esse mercado, como a criação de câmaras setoriais que discutirão as melhores formas de viabilizar a exportação e importação no Estado.
A ZPE Parnaíba também foi uma das alternativas apresentadas que alavancarão processo de fortalecimento do comércio exterior no Piauí. Segundo o diretor presidente da Companhia Administradora da ZPE, Mirocles Veras, a implantação da ZPE é um importante passo para o crescimento do mercado da exportação.
“A legislação da ZPE Parnaíba determina que as empresas que lá se instalarem devem exportar 80% do que for produzido. Levando isto em consideração, o volume das exportações irá aumentar o que conseqüentemente levará a agregação de valor aos produtos e ao investimento em tecnologias mais modernas”, acredita o presidente da Companhia.
O diretor técnico da ZPE Parnaíba também participou do encontro. Dinarte Porto coordenou o Programa de Fomento à Exportação no Estado do Piauí por 15 anos e fez um relato da atual situação do mercado exportador no Brasil e no Piauí. “O comércio voltado para a exportação está passando por um momento delicado em todos os Estados brasileiros. Os empresários estão preferindo investir no mercado interno, por isso é tão importante oportunidades como essa de discutir formas para auxiliar o desenvolvimento econômico”.
O evento foi articulado pelo vice-governador Moraes Souza Filho e pelo assessor de Relações Internacionais do Estado, Sérgio Vilela. O presidente da ZPE Parnaíba, Mirocles Veras elogiou a iniciativa e frisou que tais atitudes devem ser estimuladas. “O Governo do Estado está empenhado em apoiar o setor exportador. È fundamental que tanto a iniciativa privada como a pública estejam afinadas para buscar o crescimento do Piauí”, enfatizou.
Ascom