1 de junho de 2011

Workshop discute as oportunidades da relação Piauí e China


O Seminário e workshop “A estratégia do Piauí para a China”, realizado na manhã de ontem, (31/05), na sede do SEBRAE/PI, aconteceu sem a participação do governador Wilson Martins e do embaixador Sérgio Amaral. “O principal objetivo da apresentação foi mostrar aos piauienses os planos de ações conjuntas entre o Brasil e a China. O embaixador Sérgio Amaral, atual presidente do Conselho Empresarial Brasil-China, não pode comparecer o evento por ter que fazer uma viagem de emergência à Brasília e o governador Wilson Martins por causa de compromissos anteriormente agendados.

“Já recebemos produtos da China, mas agora queremos estudar a exportação de produtos” disse o assessor de relações internacionais, Sérgio Vilela, acrescentando que, “além disso, queremos que eles façam o beneficiamento do produto aqui”, afirmou. Segundo uma das palestras apresentadas, a China precisa do Brasil para poder ter mais influência no mundo, por isso, o interesse em criar mais laços entre os dois países e o Piauí estuda como pode entrar nesta relação, com os pequenos empresários.

Na segunda-feira (30) o embaixador Sérgio Amaral esteve na sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), a convite do vice-governador Moraes Souza Filho, que também é Coordenador de Projetos Institucionais da Instituição. Na ocasião ele fez referência ao conhecimento que o embaixador tem na área de comércio exterior, ressaltando que o encontro teve caráter informal, mas que pode ser considerado "uma consultoria de grande valia para aqueles que querem ampliar seus investimentos nessa parceria entre Brasil e China".

"Ele nos trouxe algumas sugestões de como nós podemos ganhar terreno nessa relação. O primeiro passo já foi dado que é discutir o que queremos e, a partir de agora, vamos trabalhar os projetos levando em consideração as áreas que são de interesses do Piauí e da China e programar uma visita até lá", completou Moraes Souza Filho.

Por Jânio Holanda