“Me sinto muito feliz. É uma alegria muito grande hoje ser dono da minha terra, do meu gado e não depender de ninguém”, estas foram poucas das muitas palavras do Sr. Luis Gonçalves da Silva que há mais de 40 anos atuava como vaqueiro e hoje com 63 anos de idade é um dos milhares de piauienses que aderiram ao Crédito Fundiário linha Consolidação da Agricultura Familiar (CAF), que tem mudado a vida de muitos para melhor.
A propriedade do Sr. Luis possui 154 hectares de terra. Uma área extremamente bem cuidada com plantação de frutíferas como cajueiro, mangueira, algodoeiro e até açaizeiro, além de leguminosas e verdureiros. “Quando comecei aqui com o CAF, adquiri junto ao projeto 30 cabeças de gado e 190 caprinos e ovinos. Hoje nós temos 47 cabeças de gado e cerca de 400 caprinos e ovinos. É uma benção”, disse o proprietário.
Na mesma área da propriedade o ex-vaqueiro construiu uma casa de farinha que está em pleno funcionamento e três espaços apriscos para abrigar a grande quantidade de caprinos e ovinos. A casa possui quatro quartos, uma ampla sala, cozinha, banheiro e varanda. “É como se tivesse nascido de novo. É outra vida”, complementou.
De acordo com o diretor do Crédito Fundiário e engenheiro agrônomo da Secretaria do Desenvolvimento Rural do Estado do Piauí (SDR), Rui Cipriano de Araújo, o valor do investimento foi de R$ 143.000,00, envolvendo a aquisição de terra mais a infraestrutura básica para beneficiar quatro famílias, o patriarca e os filhos, e ainda a implantação de energia elétrica, sistema de abastecimento d’água, reforma da casa e aquisição de animais.
“O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o PRONAF A, que vai gerar o projeto produtivo ainda está sendo analisado junto ao Banco do Nordeste para posterior liberação. Com recursos próprios da mão de obra familiar as famílias já conseguiram ampliar a quantidade de animais, o que é muito significante”, explicou Rui Cipriano.
O imóvel também possui também suporte forrageiro e água em abundancia, o que facilita a irrigação para aumento da produtividade das culturas de subsistência. “Fruteiras, milho, feijão, galinhas para venda de subproduto como ovos. Tudo isso é produzido na propriedade”, complementou o diretor. A propriedade do Sr. Luis fica há 34km de Campo Maior na localidade Primeira Cruz.
O CAF
A Linha Consolidação da Agricultura Familiar (CAF) consiste em tornar proprietário rural o agricultor familiar que trabalha há mais de cinco anos como posseiro, agregado, meeiro ou diarista, cuja principal fonte de renda venha da agropecuária onde a esse público o CAF oferece a oportunidade de adquirir seu imóvel rural com financiamento em longo prazo, juros baixos e com bônus de adimplência que pode chegar até 50% da parcela a ser paga.
O CAF chegou ao Piauí quando o atual Governador do Estado, Wilson Martins era Secretário do Desenvolvimento Rural (SDR) e tem tido uma aceitação muito grande por parte do agricultor familiar tendo hoje uma demanda muito grande em decorrência da enorme procura.
Roselandi Sousa