3 de setembro de 2011

Turismo internacional em Parnaíba – Para onde vamos?

Air Italy
“O aeroporto está pronto e sendo melhorado a cada dia! mesmo para que?”

Com as construções dos aeroportos de Barreirinhas, no Maranhão e o de Cruzes, próximo à praia de Jericoacoara no Ceará, a cidade de Parnaíba começa a perder importância dentro do destino turístico regional que envolve os lençóis Maranhenses, o litoral oeste do Ceará, onde estão localizadas as cidades de Camocim e Jijoca de Jericoacoara e o nosso magnífico Delta do rio Parnaíba.

No projeto original de desenvolvimento turístico dessa grande região foi firmado um convênio entre os estado do Piauí, Ceará e Maranhão criando uma agência comum com sede em Parnaíba com o objetivo de criar condições regionais para o desenvolvimento do turístico integrado. Sendo o aeroporto de internacional de Parnaíba, o equipamento central, aonde chegariam os grandes aviões internacionais e de onde os turistas partiriam em aeronaves menores, ônibus e/ou automóveis para os pontos turísticos como, o Delta do Rio Parnaíba, os Lençóis Maranhenses e as Praias do litoral do Ceará.

A única ação concreta realizada através parceria interestadual foram os 10 voos da Air Italy oriundos de Verona, Itália para Parnaíba realizados no período de dezembro de 2006 a fevereiro de 2007. O aeroporto de Parnaíba para atender essa demanda teve a sua pista ampliada para 2.500 metros, estando agora em condições de operar com aeronaves do tipo Boeing 767-300 que tem capacidade para transportar 300 passageiros e carga. Entretanto, aquele aeroporto se encontra com sua capacidade subutilizada com movimento de pequenos táxis aéreos e aeronaves particulares.

A grande preocupação do momento é que a empresa operadora do aeroporto, a INFRAERO que passa por sensíveis mudanças, já tendo inclusive por determinação do Governo Federal, acionado processos de privatização de alguns dos seus grandes aeroportos, passe a olhar com uma visão mais crítica para os investimentos que estão sendo feitos no aeroporto de Parnaíba, vale lembrar que o mesmo se encontra inserido na rede INFRAERO através de um convênio firmado com o governo do Estado do Piauí que deverá vencer no final deste ano.

Sem voos internacionais e sem ações concretas dos governantes do Estado do Piauí que possam viabilizar no momento pelos menos voos regulares entre Parnaíba e as capitais Teresina, Fortaleza e São Luiz o aeroporto de Parnaíba fica a mercê da própria sorte, diante do cenário atual em que os aeroportos brasileiros vivem um verdadeiro, “BOOM”, com um aumento de passageiros e de aeronaves, cujas demandas impõem investimentos em tempo recorde, com vista também na preparação para a Copa do Mundo de 2014.

“O movimento de passageiros nos aeroportos brasileiros totalizou 85,99 milhões de embarques e desembarques no primeiro semestre de 2011, mais 19,7% ou mais 14,17 milhões que há um ano, com crescimentos de 19,9% ou 12,8 milhões em voos domésticos e de 18,1% ou 1,34 milhões em voos internacionais.

O movimento em voos domésticos totalizou 77,2 milhões de embarques e desembarques, o que equivale a 89,8% do total de passageiros, ligeiramente acima do mesmo período do ano passado, em que representou 89,6%. Em voos internacionais foram 8,79 milhões de embarques e desembarques.

Números que chamam a atenção (comparação entre o primeiro semestre de 2010 e o mesmo período em 2011):

+ 928 mil passageiros/as transitaram no aeroporto de Confins (MG);

Quase 1,1 milhão de novos passageiros/as fizeram o mesmo em Campinas (SP);

O Galeão, por sua vez, teve 1,3 milhões a mais de passageiros/as;

E Guarulhos (SP) 1,88 milhões de novos passageiros/as”. Segundo a INFRAERO.

Na opinião do empresário Augusto Lage, diretor presidente da Delta Pi Air Service Ltda, empresa especializada no atendimento de aeronaves com serviço de rampa e segurança aeroportuária, a primeira a se instalar no aeroporto desde 2005. Disse “Se o aeroporto de Jericoacoara for realmente concluído, podem esquecer o aeroporto de Parnaíba. A falta de voos em Parnaíba é prova de incompetência do Governo do Estado do Piauí”.

“O aeroporto de Parnaíba está pronto e sendo melhorado a cada dia! mesmo para que?”. Esta é a pergunta é feita quase todos os dias por aqueles que desejam ver o aeroporto de Parnaíba funcionando a todo vapor. Os representantes do Governo do Estado do Piauí, de vez enquanto vão na grande imprensa, falar de voos que nunca chegam. A situação de Parnaíba é tão lamentável que comparada com a cidade de Juazeiro do Norte no Ceará, que tem como opção turística somente a imagem do Padre Cícero, teve nos últimos anos um crescimento populacional e econômico de fazer inveja, mas falando em termo voos regulares dispõe no momento de quatro linhas aéreas, operando diariamente para vários destinos no Brasil. Sendo o preço com passagens até de R$ 119,00 no trecho Juazeiro Fortaleza. Isto é só exemplo, entretanto, existem outras dezenas de cidades semelhante à Parnaíba que cresceram pela força do turismo. Vejamos o exemplo nesta matéria publicada em um jornal cearense.

“Juazeiro do Norte ganha operação de novos voos”

Com tarifa de R$ 119,00, a Passaredo Linhas Aéreas vai acirrar, a partir de 22 de setembro, a concorrência na venda de passagens aéreas entre Juazeiro do Norte e Fortaleza. A notícia foi dada em primeira mão pelo vice-prefeito de Juazeiro, Roberto Celestino, à diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), durante reunião realizada na sede do SENAI/CE, no Cariri. 

Conforme Celestino, a iniciativa partiu do próprio município, que buscou parcerias com várias companhias aéreas em São Paulo para incrementar o fluxo de voos ao Cariri. "Nossa intenção é ter várias linhas ligando Juazeiro diretamente a São Paulo, pois nossa economia tem demanda para isso", afirma. 

Segundo ele, a partir do dia 22 de setembro, a companhia disponibilizará diariamente três horários de voos entre Juazeiro e a Capital cearense, nos horários de 6h, 17h e 23h. "A tarifa de lançamento é extremamente competitiva. A passagem custará R$ 119,00. Espero que incomode as demais companhias", frisou o vice prefeito, que também pleiteia voos para São Paulo com as empresas Avianca e a Azul Linhas Aéreas.”

Diário do Nordeste
diariodonordeste.globo.com

Ao meu ver, falta vontade política e compromisso com o desenvolvimento da Parnaíba e de sua grande região de interação sócio econômica e cultural.

Por José Luiz de Carvalho - Jornalista
Foto Vianey Moura