18 de outubro de 2011

Comradio do Brasil inicia capacitação em Rádio para Cegos


Quando as histórias de vida emocionam as pessoas, percebe-se o real valor do ser humano. Durante o segundo dia de oficina do Projeto Um Olhar, realizada nesta terça-feira, (18), em Teresina-PI, os Deficientes Visuais participantes do Projeto deram uma lição de vida, coragem, determinação e cidadania ao relatarem o seu dia a dia no mundo dos com visão.

Francisco de Assis Pereira da Silva, mais conhecido como Chicão, perdeu a visão aos 42 anos de idade. Através da família e do esporte encontrou esperança de viver no mundo dos com visão. Chicão é hexacampeão brasileiro, bicampeão norte-nordeste e campeão piauiense de luta de braço, mas segundo ele a sua maior vitória é lutar pela cidadania e respeito.


O projeto irá capacitar 15 deficientes visuais em rádio e internet, e assim aprofundar o debate e solução dos principais problemas que os envolvem no dia a dia. Os alunos terão um Studio de rádio adaptado, a criação de uma radioweb, rede social e irão produzir PODCASTs (áudio na internet). Ao final do Projeto será lançado um livro com a tecnologia social e resultados alcançados.

Um Olhar Para a Cidadania é coordenado pela Fundação Dom Avelar, através da Comrádio do Brasil com o apoio do Instituto OI. O projeto ainda conta com a parceria da Faculdade Santo Agostinho, Fundação Antares, Secretaria Estadual para a Pessoa com Deficiência – SEID e a Associação dos Cegos do Piauí – ACEP.


Por Iraildon Mota