Em reunião realizada na tarde de terça-feira (04) na Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), a Petrobrás, representada pelo gerente da Usina de Biodiesel da Petrobrás de Quixadá (CE) e pela consultora Janaina Barros Cerqueira Mendes, reafirmou parceria com o Governo do Estado na aquisição da produção de mamona no sul do Estado que beneficia inúmeras famílias e gera renda de até 1 mil reais.
De acordo com a consultora da Petrobrás, o Piauí é o maior produtor de mamona do nordeste e que a aquisição da safra 2010/2011 só não alcançou 900 toneladas por causa da ação dos atravessadores. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Rural Rubem Martins, a Petrobrás Biocombustíveis pretende expandir a produção de mamona para o Vale do Rio Guaribas com o intuito de melhorar a qualidade de vida das famílias que terão renda garantida.
Os municípios de Pio IX, Santana do Piauí, Itainópolis, Santo Antonio de Lisboa, São Julião, Alagoinha e São João da Canabrava deverão ser contemplados com o projeto. Além de contribuir com a doação de uma maior quantidade de sementes de feijão e milho para as áreas produtoras de mamona no Piauí, o Governo do Estado em resposta a pedidos da Petrobrás e Ministério do Desenvolvimento Agrário, representado por Artur Adriano, fará uma nova formatação da Câmara Técnica que está com decreto vencido e deverá ser reativado para que haja constantes discussões sobre o biodiesel.
Por Roselandi Sousa