Vereadores, secretários municipais, secretários estaduais e lideranças comunitárias reuniram-se ontem (10) pela manhã em uma audiência pública na Câmara Municipal de Teresina para discutir projetos para melhoria do tráfego na capital. Entre as mudanças propostas estão ampliação da Av. Marechal Castelo Branco até a Ponte do Mocambinho e a duplicação da BR 316.
Teresina é uma cidade na qual a população tem crescido rapidamente, necessitando de investimentos na área de mobilidade urbana. O Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal notou essa deficiência e inseriu a capital do PAC Mobilidade Urbana que destina R$ 280 milhões para melhorias no transporte.
Para o coordenador estadual do PAC, Mirocles Veras, para a cidade alcançar ainda mais recursos é necessário unir esforços para pleitear esse dinheiro junto ao Governo Federal. “As obras do PAC são priorizadas, são executadas com maior celeridade, o que devemos é planejarmos um projeto eficiente para ser apresentado à Casa Civil solicitando recursos para essas obras”, destacou.
Lideranças da sociedade civil aproveitaram o espaço para expor os problemas enfrentados por suas comunidades, os projetos atingem todas as zonas da capital. As secretarias de Infraestrutura, das Cidades e o DNIT colocaram-se abertos para a discussão desses projetos.
O secretário de planejamento do município, João Alberto, frisou que apesar do muito que ainda precisa ser feito recursos já estão garantidos para grandes projetos na capital. “As obras do PAC Mobilidade em Teresina deixarão uma nova referência sobre transporte público e mobilidade e isso foi alcançado através de planejamento e discussão, tanto a proposta da Prefeitura como a do Governo impactarão significantemente na vida da população”, explicou.
Por Larissa Gomes