O edital de licitação para a construção da infraestrutura inicial da ZPE Parnaíba foi lançado nesta sexta-feira (18). A Secretaria de Infraestrutura está encarregada do processo licitatório e no dia 20 de dezembro acontecerá a abertura das propostas dos interessados.
A licitação da obra será feita em etapas, nesta primeira está contemplada a construção da guarita, o controle de veículos leves e pesados, a cerca perimetral e o prédio da administração. O valor dessa obra está orçado em aproximadamente R$ 1.830.000,00.
O presidente da Companhia Administradora da ZPE Parnaíba, Mirocles Veras, destaca que o governador Wilson Martins está cumprindo com mais uma promessa de sua campanha, que é a instalação da ZPE em Parnaíba. “O governo está trabalhando para concretizar esse projeto, que é umas das prioridades da atual gestão. A ZPE trará desenvolvimento para a região Norte, através da geração de emprego e renda”, disse.
As empresas interessadas em fazer parte do processo licitatório devem entrar em contato com a Seinfra para dar entrada nos trâmites legais. Após o término do prazo para entrega das propostas será feita análise da documentação e por fim será dada a ordem de execução da obra.
“É fundamental darmos publicidade a esse processo licitatório e convocarmos as empresas de Parnaíba e do Piauí a participarem. Desde sua obra até sua instalação, o objetivo da ZPE Parnaíba é gerar emprego e trazer desenvolvimento à Parnaíba e ao Piauí”, frisou Mirocles Veras.
A ZPE Parnaíba é umas das ZPEs em estágio mais avançados do Nordeste, duas empresas têm projetos de Instalação Industrial sendo analisados pelo Conselho Nacional de Zonas de Processamento de Exportação - CZPE. Em setembro, o Senado Federal aprovou a ampliação de um para dois anos o prazo para início efetivo das obras de implantação das ZPEs, no caso da ZPE Parnaíba o prazo foi estendido para 30 de junho de 2012.
Por Larissa Gomes