Secretaria do Patrimônio da União / Foto: Gilson Brito |
Nesta sexta-feira, dia 9.12, às 10 horas da manhã, acontece a assinatura do documento de doação da área para a construção do Centro de Formação de Empreendedores do Piauí (CEFEM). A solenidade será na sede da Superintendência do Patrimônio da União no Piauí (SPU-PI), que fica rua Almirante Gervásio Sampaio, 685, no centro de Parnaíba. O terreno doado tem uma área de 33.000m² o que corresponde a cerca de 3 campos de futebol. O Centro de Formação de Empreendedores será construido na cidade de Cajueiro da Praia-PI, há 80 km de distância da cidade de Parnaíba
O CEFEM do Piauí é uma iniciativa da Care Internacional Brasil que visa dar uma oportunidade na formação, em nível técnico, de jovens que queiram desenvolver suas capacidades de empreender. Outro ponto fundamental do projeto é seu potencial de promoção do desenvolvimento local. As aprendizagens se darão pelo método aprender-fazer-conviver, respeitanto o meio ambiente e a sustentabilidade.
O Centro de Formação de Empreendedores (CEFEM), é uma oportunidade de formação, em nível técnico, para jovens das microrregiões que queiram desenvolver suas capacidades de empreender. Outro fator estratégico é seu potencial de promoção do desenvolvimento local. As aprendizagens se darão pelo método aprender-fazer-conviver.
Dessa maneira, os alunos ficarão hospedados na escola e farão alternância prática-teoria-prática no próprio campus e em suas localidades de origem. A escola será a empresa e a empresa será a escola. Eles serão aprendizes no próprio espaço onde estudam.
O CEFEM representa uma escola comunitária de educação profissional técnica de nível médio, cujo ensino estará focado na administração de organizações e suas inovações. Esse ensino levará em consideração a praxis dos negócios existentes e potenciais na microrregião em que ela estará inserida para formar empreendedores sociais e econômicos. A própria escola, enquanto organização, é um locus de formação de negócios e se auto-financia.
Os egressos após graduados e profissionalizados assumirão os demais elos das cadeias de valores dos negócios principais da escola em seus territórios, formando uma ampla rede de empreendedores. Para tanto, poderão acessar o programa de microcrédito oferecido pelo CEFEM. Nesse sentido, podem, por exemplo, ser donos de microempresas para comercializar sua própria produção, a produção da escola e dos demais negócios que surgirão da habilidade inovadora desses alunos.
A CARE Brasil está buscando implantar um CEFEM no município de Cajueiro da Praia, Piauí e terá as seguintes habilitações: Administração, Hotelaria/Ecoturismo e Agropecuária. A definição da construção, graduações e das unidade de negócios foram definidas após a realização de um Plano de Negócio para implementação do CEFEM.
A Escola-Empresa-Escola de Cajueiro contará com dois ambientes internos de aprendizagens que estarão conectados pela trilha do ensino de gestão para a inovação. O primeiro, abrigará os espaços para aulas teóricas. Serão contruidos a infraestrutura de salas de aulas, espaço da administração, auditório, laboratórios, refeitórios, alojamentos para professores e alunos.
No segundo ambiente, constarão as empresas sociais(ESC) de Hotelaria e Ecoturísmo; Psicultura; Lacticínios; Agoindustria de Polpa de Frutas e Horta Orgânica. Essas unidades de negócios serão responsáveis pela sustentabilidade econômica da escola em um espaço temporal definido pelo Plano de Negócios, ao mesmo tempo que atuarão como empresas âncoras para o desenvolvimento e/ou fortalecimento das cadeias de valores relacionadas. Será aqui onde os/as alunos/alunas terão aprendizagens práticas. Também contará com a integração do projeto peixe-boi marinho no município como atração turística e de aprendizagem.
Por Iraildon Mota