12 de dezembro de 2011

Expoapi encerra em grande estilo


Com 2.204 animais em exposição sendo 62 expositores que vieram dos Estados do Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Pará e ainda o Piauí, a 61ª Exposição Feira Agropecuária do Piauí (Expoapi) encerrou em grande estilo com vaquejada, julgamento e premiação de caprinos, ovinos, eqüinos e bovinos além de grandes lucros em leilões que ocorreram durante os oito dias de evento.

De acordo com o tecnólogo da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) o número de animais que participaram da feira foi surpreendente com alto nível de qualidade o que gerou uma boa resposta em comercialização. “De todos os animais que trouxe para exposição e feira só me restou um sendo que o meu ‘Campeão Baby’ de apenas 7 meses foi arrematado em um dos leilões”, explicou João Neto, único expositor do Piauí de Gado Nelore Puro de Origem. O expositor ainda enfatizou que estava muito feliz já que estava fazendo o que gosta. “Conheço cada animal que tenho porque como também sou veterinário eu sei do que construí e construo com carinho e amor”, explicou.

“Com o empenho maciço do Governador Wilson Martins para sairmos do risco desconhecido para o médio risco da Febre Aftosa, pudemos ver um parque repleto de bons animais e boas rodadas de negócios e vamos continuar realizando grandes ações. Em recente evento que fui a Brasília o Piauí ficou em terceiro lugar entre oito Estados em quantidade de ações realizadas para o desenvolvimento rural, isso nos induz a trabalhar ainda mais para alcançar maiores resultados”, disse o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural Rubem Martins.


O evento que aconteceu entre os dias 4 e 11 de dezembro promete deixar saudades já que voltou com força total atraindo milhares de pessoas diariamente ao Parque de Exposições Dirceu Arcoverde. “Vim passear e ver os animais e acabei me divertindo muito com minha família. Minha filha andou de pônei e ficou muito feliz. A comida também está muito agradável ao paladar sem falar nos estandes que estão muito atrativos”, disse o visitante Francisco Vieira.

De acordo com o Governador Wilson Martins, o Parque de Exposições agora deverá ser administrado pela Associação Piauiense de Criadores de Gado Zebu (APCZ) onde através do comodato o Parque deverá ser melhor aproveitado para realização de constantes eventos durante todo o ano e não somente a realização da Expoapi. De acordo com o presidente da APCZ, Ricardo Ramos, ele juntamente com parceiros deverão construir um calendário anual de eventos.

“Quero agradecer o total empenho do Governador para a realização dessa grande feira e principalmente pela retirada do Piauí do risco desconhecido da Febre Aftosa para médio risco. Sempre que buscamos a Secretaria do Desenvolvimento Rural também fomos prontamente atendidos”, enfatizou Ricardo Ramos.

A feira foi encerrada com mais uma vaquejada que distribuiu mais de 20 mil reais em prêmios. “Fomos muito elogiados e prestigiados com grandes participações. Tivemos aqui cavalos campeões nacionais e isso nos dá muito orgulho”, disse Denis Melo, organizador da vaquejada. Também de acordo com Eduardo Mendes, presidente do Núcleo Piauiense de Criadores de Cavalo Manga Larga e Machador, 108 equinos vieram competir na pista construída no Parque de Exposições e isso atraiu uma grande quantidade de público.

Por Roselandi Sousa
Fotos: Antônio Carvalho