O desafio dos cegos no mundo dos com visão: um debate necessário
Francisco de Assis Pereira da Silva sempre lutou contra as adversidades, lutou tanto que hoje é hexacampeão brasileiro de luta de braço. Perdeu a visão aos 42 anos de idade, mas continua lutando. A luta dele agora é pela cidadania e respeito perdidos juntamente com a visão. Francisco é participante do projeto "UM OLHAR PARA A CIDADANIA", da Fundação Dom Avelar e Comradio do Brasil, com apoio do Instituto OI Novos Brasis. O projeto está capacitando cegos para falar no rádio e ajudar a promover a cidadania das pessoas com deficiência visual. No dia 13 de dezembro comemora-se o Dia Nacional do Cego. Esta data foi escolhida para a realização do “Dia de Olhar para a Cidadania” ampliando a discussão sobre inclusão de pessoas com deficiência visual no mundo dos com visão.
ATIVIDADES
Pela manhã será promovido um debate na Rádio Pioneira de Teresina a partir das 8h30, com a presença confirmada de Helder Jacobina - Secretário Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência; Antenilton Marques - Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência e Rejane dias Deputada Estadual.
À noite acontecerá uma solenidade do Palácio da Música, a partir das 19h, com a apresentação do Coral dos Cegos, resultado do projeto Nova Visão, coordenado pelo médico Antonio Noronha Filho, e de artistas locais.
A solenidade contará também com o lançamento da radioweb “Nova Visão” e do programa de rádio "Um Olhar para a Cidadania" que será produzido e apresentado por pessoas com deficiência visual, veiculado na Radio Pioneira AM 1150khz, das 21h às 22h, além da audição dos radioclips produzidos pelos cegos na primeira etapa do projeto.
Na entrada do evento todos os convidados deverão doar 01 kg de alimento não perecível, que serão doados para a ACEP.
O PROJETO
O projeto “Um Olhar Para a Cidadania” se propõe a capacitar 15 deficientes visuais em rádio e internet, e assim aprofundar o debate e solução dos principais problemas que os envolvem no dia a dia. Um estúdio de rádio adaptado, a criação de uma radioweb, rede social, produção de podcast’s(áudio na internet), além da publicação da tecnologia social em livro, são alguns dos resultados previstos.
O projeto “Um Olhar Para a Cidadania” conta com a parceria da Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência – SEID, Faculdade Santo Agostinho, Fundação Antares e apoio do Instituto Oi Futuro Novos Brasis.
HOMENAGEM
Durante o governo do presidente Jânio Quadros, foi instituído o Dia Nacional dos Cegos para homenagear a data da morte de José Álvares de Azevedo. O jovem cego introduziu o sistema Braille no Brasil, em 1850, depois de aprendê-lo na França, e inspirou Dom Pedro II a criar o Imperial Instituto dos Jovens Cegos, hoje Instituto Benjamim Constant, localizado no Rio de Janeiro.
AGENDE-SE
“Dia de Olhar para a Cidadania”
Data: 13 de dezembro de 2011
Horário: 19h
Local: Palácio da Música de Teresina – Rua Santa Luzia, S/N, Centro – Teresina-PI
Por Iraildon Mota