24 de outubro de 2017

Centro de Estudos das Sociedades de Advogados ganha seccional em Teresina



As sociedades de advogados do Piauí podem comemorar mais uma vitória. Teresina agora conta com uma seccional do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados – CESA. A criação do Centro foi concretizada com a assinatura da ata por representantes das sociedades de advogados e do presidente nacional do CESA, Carlos José Santos da Silva, durante encontro na sede da OAB-PI.

Segundo o presidente do Instituto dos Advogados Piauienses (IAP), advogado Álvaro Mota, atualmente existem cerca de 60 mil sociedades de advogados no Brasil. São escritórios de advocacia que deixam de ser informais e tornam-se sociedades legalizadas. “O CESA é uma entidade sem fins lucrativos, criada justamente com o intuito de realizar estudos e discussões jurídicas em benefício das sociedades de advogados”, comentou o presidente do IAP.

Para o presidente nacional do CESA, Carlos José Santos da Silva, uma seccional, em Teresina, já é um anseio antigo e são muitos os benefícios trazidos por essa medida. “É uma maneira mais prática das sociedades se unirem, trocarem ideias, objetivos, de levarem a voz das sociedades de advogados para a Ordem, para a cidadania, para todos”.

Ele também destacou que algumas questões são individuais de cada lugar e precisam ser discutidas em âmbito local. “A tributação, por exemplo, o ISS é uma tributação municipal. Então, nada melhor do que termos uma seccional do CESA para discutir essas questões da realidade e desse ambiente vivido pelas sociedades,” completou.

Membro da Comissão Nacional do CESA, o advogado teresinense Rafael Neiva defende que o mais importante do centro é o foco nas ações. “O CESA tem seu foco apenas na sociedade de advogados. Então, tributação, nomes de sociedades, requisitos para contratação, passam a ter foco e garantir um avanço muito grande no estado do Piauí”, comentou.

O CESA foi fundado em 1983, inicialmente contando com associadas de São Paulo e Rio de Janeiro. Aos poucos, o Centro expandiu suas atividades e estendeu seu alcance a outros Estados e ao exterior, contando hoje com mais de mil sociedades inscritas e treze seccionais ativas em todo o Brasil.

Ascom