13 de março de 2008

Lixão a céu aberto

DEU NO BLOG FOLHA DE BATALHA
Everardo Torres - Blog Folha de Batalha


Como se não bastasse o descaso da Prefeitura Municipal de Batalha com o Matadouro Publico, um outro problema grave vem rolando há muito tempo, o lixão, e o pior, ninguém até o momento apontou uma solução imediata para o problema.

A cidade não dispõe de um aterro sanitário, por isso, os resíduos sólidos gerados pela atividade humana são jogados no lixão, na entrada da cidade, bem próximo ao Sítio Arqueológico ”Pedra do Letreiro”. Mais não é só isso. A prefeitura está construindo um conjunto habitacional a poucos metros do local.

Alem do mau cheiro, os futuros moradores terão que conviver com resíduos domiciliares, comerciais, de serviços de saúde, da indústria de construção, ou dejetos sólidos retirados do esgoto. O risco de contaminação no local é eminente.

O lixão é um espaço aberto, localizado geralmente na periferia das cidades onde o lixo fica apodrecendo, ou então é queimado. Não devem ser confundidos com aterros sanitários, pois consiste em um método que não leva em consideração critérios sanitários ou ecológicos, provocando a contaminação das águas subterrâneas e do solo e a poluição do ar com gases tóxicos.