25 de setembro de 2008

Piauí é o segundo do país em pedidos de tropas federais nas eleições


Mais de 70 municípios do Piauí aguardam resposta no TSE sobre requisições. Veja a lista!

O Piauí é o segundo Estado do Brasil em pedidos de tropas federais para as eleições municipais deste ano. Até o dia 23/09, o Tribunal Superior Eleitoral havia recebido 76 requisições do Estado para auxiliar na segurança no início de outubro. Somando com os números do Pará, que lidera o ranking com 97 solicitações, os dois são responsáveis por mais da metade das requisições de todo o país: 260.

Os pedidos foram encaminhados pelos Tribunais Regionais Eleitorais - TREs - de 12 Estados brasileiros. Dessas, o TSE já aprovou o envio de forças federais para 114 municípios. Além do Piauí e Pará, pediram o envio de força federal para fortalecer a segurança pública nas eleições os Estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

Até agora o TSE já aprovou requisições de tropas federais para 82 municípios do Pará, 29 municípios do Amazonas, para áreas afetadas por milícias e pelo tráfico de drogas na capital e na região metropolitana do Rio de Janeiro, 2 municípios do Tocantins e um de Alagoas. A requisição de força federal é feita pelo juiz eleitoral do município ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado, que a encaminha ao TSE para exame.

Depois de Pará e Piauí, a lista segue com o Rio Grande do Norte, com 39 requisições, Amazonas, 33, Amapá, 5, Alagoas, 3, Tocantins, 2, e Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Sergipe, com uma solicitação cada um. Além desses pedidos, o TSE também solicitou à Presidência da República a utilização de força federal na capital fluminense. No Rio de Janeiro, caso excepcional em o trabalho das forças federais não se restringe ao dia das eleições, as áreas afetadas por milícias e pelo tráfico de drogas já estão recebendo a atuação dos militares.

Veja a lista:

Jaicós, Massapé, Campo Maior, Nossa Senhora de Nazaré, Piripiri ,Brasileira, Parnaíba, Sigefredo Pacheco, Jatobá do Piauí, Simões, Caridade do Piauí, Curral Novo do Piauí, São João do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, João Costa, Lagoa do Barro do Piauí, Nova Santa Rita, Pedro Laurentino, Monsenhor Gil, Piracuruca, São José do Divino, São João da Fronteira, Aroazes, Padre Marcos, Belém do Piauí, Marcolândia, Santo Antônio de Lisboa, Geminiano, Dom Expedito Lopes, São Pedro do Piauí, Agricolândia, Barras, Cabeceiras do Piauí, Boa Hora, Pio IX, Alagoinha do Piauí, Uruçuí, São Miguel do Tapuio, Assunção do Piauí, Isaías Coelho, Simplício Mendes, Regeneração, Nazaré do Piauí, São José do Peixe, Capitão de Campos, Boqueirão do Piauí, Cocal de Telha, Picos, Aroeiras do Itaim, Francisco Santos, Monsenhor Hipólito, Joaquim Pires, Murici dos Portelas, Castelo do Piauí, Juazeiro do Piauí, São João da Serra, Buriti dos Montes, Esperantina, Bocaina, São João da Canabrava, Campinas do Piauí, Floresta do Piauí, Santo Inácio do Piauí, Oeiras, Colônia do Piauí, Santa Cruz do Piauí, Wall Ferraz, Corrente, Sebastião Barros, Conceição do Canindé, São Francisco de Assis do Piauí, Miguel Alves, Cocal, Cocal dos Alves, Palmeirais e Curimatá.

Cidade Verde (com informações do TSE)