27 de março de 2009

Artistas comparem em grande número a audiência pública na Câmara Municipal





Na noite dessa quinta-feira (26/03) foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Parnaíba, uma audiência pública, que discutiu o Projeto Lei de incentivo a cultura municipal e a construção do teatro parnaibano.

Dos 11 vereadores, 5 estiveram presentes, foram eles: Ronaldo Prado (presidente da Câmara Municipal em exercício), Evalto Linhares, Gerivaldo Benício, Antônio Cardoso e Fernando Gomes. A mesa foi composta pelos vereadores acima citados, e por: Diógenes Meireles (OAB Parnaíba), Arlindo Neto (Secretário de Cultura), Fábio Beviláqua (Fundac), Mário Pires Santana (IHGGP), Abdoral Furtado (ACP), Jone Clay Macedo (SATED-PI) e Cristina Bezerra, filha de Lozinha Bezerra que faleceu recentemente e que foi homenageada durante o evento.

Inicialmente a palavra foi usada pelo jornalista e ator Joaquim Saraiva que falou da importância da criação do teatro de Parnaíba. Em seguida Juarez Fontenele do Grupo PES fez uma exposição dos possíveis locais onde o teatro poderá ser construído, inclusive mostrando o projeto completo.

Humberto Alencar do Ponto de Cultura leu e explicou o projeto de Lei de Incentivo a Cultura, que será denominado “Lozinha Bezerra”, depois foi à vez de Jone Clay Macedo do Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos e Diversões – SATED falar sobre a grandiosidade dos dois projetos para os artistas e para a cidade de Parnaíba como um todo, e finalizou suas palavras usando uma frase de Ruy Barbosa, “Um povo sem cultura é um povo sem destino”.

Confira o que disseram os vereadores Ronaldo Prado, Gerivaldo Benício e Antônio Cardoso:

Ronaldo Prado disse que a construção de um teatro em Parnaíba é de uma importância grandiosa.

Gerivaldo Benício falou que é um incentivador da cultura, e que fica feliz com a organização dos artistas, pois o movimento agora se fortalece ainda mais, já que terá o apoio de todos os vereadores.

Para Cardoso sua tarefa é redobrada já que foi incumbido de apresentar um projeto tão importante como esse.

Depois dos vereadores falaram ainda Diógenes Meireles da OAB, Arlindo Leão – Secretário de Cultura, Clécio Albuquerque da Associação dos Músicos e Amigos da Orquestra de Câmara de Parnaíba – AMAOCP. Depois a palavra foi aberta aos artistas, sendo usada por Fernando Silva do Grupo Metáfora que criticou severamente a construção do teatro de Parnaíba no local onde hoje está a Praça do Poetas, logo após o evento foi finalizado pelo ator Flávio Sidônio que fez um brilhante discurso, convocando todos os colegas artistas a viverem um novo tempo.

Por Gilson Brito
Fotos: Gilson Brito