11 de abril de 2009

Cacho de bananas brota no meio do “caule”


Um fenômeno inusitado chamou a atenção dos moradores da rua Rui Barbosa na altura do bairro São Joaquim, zona Norte de Teresina. Um cacho de bananas surgiu no meio do pseudocaule da bananeira, surpreendendo a todos, já que a forma natural seria que os frutos surgissem por entre as frondosas folhas da planta.

“É um mistério. Eu nunca vi isso acontecer em toda a minha vida”, admira-se a dona Isabel Paulina Alves, 78 anos, proprietária do terreno onde o curioso caso da bananeira surgiu. Diversos curiosos foram ao local para presenciar o fenômeno.

Segundo o pesquisador da Embrapa, Waldemício Ferreira, o caso não apresenta nada de sobrenatural. Ele explica que as gemas que dão origem aos cachos da fruta existem desde os fios da planta. Os cachos se desenvolvem ao longo do pseudocaule conforme este emerge do solo e terminam por surgir, normalmente, no topo da planta.

Ferreira diz que pode ter acontecido de a planta ter sofrido um abalo que fez com que o cacho se desenvolvesse fora do seu lugar habitual. “Uma pancada pode ter impedido que o cacho seguisse seu caminho normal e ter eclodido em outro ponto da planta”, esclarece.

Quem parecia estar certo mesmo era o esposo de dona Isabel, seu Agostinho. “Eu avisei que isso não era nada demais; era só o ‘aborto’ da planta”, descreveu o senhor à reportagem.

Cidade Verde
Foto: Thiago Medeiros / TV Cidade Verde