2 de maio de 2009

Documentarista do Canal Saúde filmam espetáculo do grupo TACS de Parnaíba


As ações de saúde desenvolvidas pela Prefeitura de Parnaíba e pelo Teatro dos Agentes Comunitários de Saúde de Parnaíba (TACS), entre outras iniciativas destacadas por suas características inovadoras e criativas, motivaram a vinda de uma equipe de documentaristas do Canal Saúde, mantido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com apoio dos Ministérios da Saúde e da Cultura, que chegaram nesta sexta-feira, dia primeiro de maio. As filmagens começaram no sábado, dia dois, registrando uma apresentação do Espetáculo de rua “A Festa do Boi Estrela”, na comunidade Labino.

No roteiro que foi elaborado junto à Secretaria Municipal, consta filmagens de apresentação de outros espetáculos do TACS, como apresentação da peça infantil “Ciranda da Limpeza”, e da peça de promoção de saúde “Acabe com o mosquito, vamos acabar com a dengue”; e com Aids é outra estória. Na oportunidade foi colhido relatos de experiências dos Agentes Comunitários de Saúde do PSF da Escola Albertina Furtado Castelo Branco (CAIC).

O projeto de Capoterapia para idosos, uma atividade que tem se mostrado eficiente até mesmo na prevenção da hipertensão e da diabetes, também foi filmado e incluído na seqüência de reportagens. A capoterapia é uma adaptação da capoeira, com finalidade terapêutica para pessoas da melhor idade. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania apóia o projeto. No Domingo a Equipe fará um registro dos monumentos culturais e pontos turísticos do município.

A equipe de reportagem do Canal Saúde também vai entrevistar dirigentes locais da área da saúde e diversos profissionais que são parceiros do Grupo TACS e que também tem experiências inovadoras e de grandes resultados na cidade de Parnaíba.