14 de julho de 2009

Projetos de Parnaíba são destaque na “3ª Conferência Estadual de Aquicultura e Pesca do Piauí”

A Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria do Setor Primário e Abastecimento (Sespa), participou da “3ª Conferência Estadual de Aqüicultura e Pesca do Piauí”, realizada dia este mês, no Centro de Treinamento do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PI) em Teresina. Em sua primeira participação nesta Conferência Estadual, a Sespa apresentou sua demanda de necessidades acompanhando o cenário atual da aqüicultura e pesca, assim como as atividades realizadas na Unidade de Piscicultura de Parnaíba, dando suporte a cursos universitários das áreas de engenharia de pesca (UFPI), biologia e agronomia (UESP). A conferência é um fórum de debates promovido pelo Ministério da Pesca e Aqüicultura.

Outro ponto apresentado foi o terminal pesqueiro, que de acordo com o secretário do setor primário e abastecimento, Airton Uchoa, “trará um grande diferencial na comercialização e beneficiamento de pescados na região”. Avaliando as ações da Sespa expostas na conferência, vários presidentes de sindicatos, que participaram da conferência, concluíram que devem fazer parceria com a secretaria para conhecerem e participarem dos cursos e treinamentos que a Unidade de Piscicultura de Parnaíba pode oferecer aos pescadores, principalmente no que se refere ao beneficiamento do pescado para comercialização imediata ou posterior, o que coloca Parnaíba à frente com atualização das técnicas.

O número de pescadores artesanais no Piauí chega a 33.000 e atualmente o governo federal acena a facilitação de créditos para infra-estrutura portuária, de desembarque, beneficiamento. No evento foram apresentadas as diretrizes gerais do setor pesqueiro, para discussão na Conferência Nacional de Pesca e Aqüicultura, que será realizada em Brasília, no mês de outubro. As conferências estão são realizadas em todo o país para a exposição das reais necessidades da pesca e aqüicultura em geral, para as autoridades das três esferas, para que as atividades possam ser beneficiadas.

Por Romualdo Neves