Deverá chover em Teresina e na região sul do Piauí no próximo domingo, dia da eleição. A previsão é do meteorologista Mainar Medeiros, da Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). As chuvas serão de fracas a moderadas.
Segundo o meteorologista, serão chuvas isoladas, principalmente na capital. Na região Sul, as precipitações ocorrerão entre a cidade de Floriano e a divisa do Piauí com os estados da Bahia e Tocantins.
Durante a semana, a Gerência de Hidrometeorologia da Semar registrou chuvas entre fracas e moderadas, altas intensidades de relâmpagos e trovões e rajadas de vento superior a 15,9 quilômetros por hora. Os movimentos verticais ascendentes estão em plena atividade, com a umidade relativa do ar acima de 60%. Também foi registrado deslocamento do centro de alta pressão para o Leste, enfraquecimento da massa de ar quente e seca, redução das temperaturas extremas e da irradiação solar diretamente na superfície. “Foram os elementos que atuaram com maior significância durante o período, deixando o tempo entre parcialmente nublado”, explica Mainar.
Ele adianta que a instabilidade atmosférica vem atuando sobre o Piauí com auxílio do transporte dos ventos alísios na advecção de vapor e umidade, e a Zona de Convergência do Atlântico Sul, mesmo sem posição climatológica, vem contribuindo no auxílio do vapor, umidade e cobertura de nuvens para a região Sul do estado, onde estão ocorrendo as chuvas de pré-estação, que estão fluindo de normal a abaixo da média histórica. Mainar Medeiros alerta que não está descartada a possibilidade de eventos extremos no estado.
A Semar registrou, ainda, grande redução no número de focos de queimadas durante a semana.