Período: 00h00 de 28
de março de 2013 (quinta-feira) às 24h00 de 31 de março de 2013
(domingo)
Dados de 2012 :
Acidentes: 35; feridos: 26; mortos: 02
1 - Recursos humanos e
equipamentos
A PRF irá trabalhar
com 40 policiais/dia, distribuídos nos nove postos da PRF das
rodovias federais no Estado do Piauí.
Este efetivo totalizará 160 Policiais durante os quatro dias da
operação Semana Santa deste ano.
Na operação serão
utilizadas 40 viaturas operacionais, estando incluídas motocicletas,
viaturas boiadeiros e
ambulâncias. Etilômetros totalizam 15 e um radar fotográfico. Vale
ressaltar que este radar possui a
característica de ser montado e desmontado para promover a
fiscalização em diversos pontos onde
haja necessidade de controle do excesso de velocidade.
2 - Demanda de Tráfego
Em razão da grande
demanda turística para as praias do litoral piauiense, a BR 343 é a
rodovia que apresenta maior
circulação de veículos. Como este é um feriado em que as pessoas
procuram compartilhar a
convivência recolhidas em locais que lhes permitam expressar
sentimentos de religiosidade,
espera-se, desta forma, grande circulação de veículos também pela
rodovia BR 316.
Esta rodovia dá acesso
à cidades de Oeiras, Floriano e Bom Jesus, onde se realizam eventos religiosos na Semana
Santa.
3 - Áreas de risco
Principalmente para os
motoristas pouco acostumados a dirigir em estrada, muita atenção ao
contornar as curvas. A
velocidade excessiva nestes trechos pode levar à perda do controle
do
veículo, provocando
acidentes, tanto mais grave quanto maior a velocidade.
Atenção, portanto, à
chamada Curva da Raposa, no município de Altos/PI, Volta da Jurema
em Piracuruca/PI e Curva
sobre o Rio Piranji em Buriti dos Lopes/PI, todas na BR 343, acesso
ao litoral. Pela BR 316
atenção deve ser dispensada às curvas no município de Monsenhor
Gil e em Barro Duro, onde se
verifica curvas, aclives e declives acentuados necessitando cautela e velocidade compatível.
Uma medida de segurança
para contornar as curvas sem risco é sempre observar as placas de advertência. Sempre
antecipando as curvas ou aclives e declives há uma destas placas que apresentam fundo
amarelo e borda preta. Nelas são apresentadas gravuras contendo o
ângulo da curva a ser contornado.
Se for observada e atendida não há risco de acidente.
4 - Comportamento de
risco
4.1 – Ultrapassagem –
sobressai-se como a maior causadora de acidentes com morte nas
rodovias federais do Estado do
Piauí. Provocam o acidente tipo Colisão Frontal, resultado de
manobras de ultrapassagens mal
sucedidas. Dados de 2012 apontam que 106 acidentes desse tipo levaram
a morte 58 pessoas. Praticamente a cada 2 acidentes tem-se uma vítima
fatal.
4.2 – Atropelamento
de pessoas – esta é a terceira maior causa de acidentes nas BRs do
Piauí. É comum durante as viagens nos feriados os motoristas não
reduziram a velocidade dos veículos quando adentram as vias urbanas
das cidades cortadas pelas rodovias. Tem-se verificado acontecer
atropelaram pedestres ou ciclistas. Em 2012 foram registrados 90
acidentes desse tipo que levaram à morte 26 pessoas.
4.3 – Motocicletas –
o aumento gradativo dos acidentes envolvendo motos vem alertar a
fiscalização da PRF para o risco a que estão sujeitos os ocupantes
deste tipo de veículo. Em 2012 o número de acidentes com mortes
relacionados a motos representaram 48,51% do total.
5 - Restrição de
tráfego
A Polícia Rodoviária
Federal adotou a providência de restringir a circulação de
caminhões com comprimento acima de
18,60m durante a operação Semana Santa com o objetivo de tornar
mais fácil as manobras de
ultrapassagens. Foi verificado que estes caminhões muitos longos e
bastante pesados, chagando a
pesar 74t quando carregados, levam dificuldades às ultrapassagens,
podendo provocar acidentes
durante a execução desta manobra. Assim, a restrição se dará:
Dia 28.03.2013
(quinta-feira) – das 16h00 às 24h00
Dia 29.03.2013
(sexta-feira) - das 06h00 às 12h00
Dia 31.03.2013
(domingo) - das 16h00 às 24h00
6 - Recomendações
Gerais
a) Antes da sair para
viajar providenciar revisão do carro, atentando para os equipamentos
obrigatórios, dentre
eles o sistema de iluminação, freios e pneus.
b) Verificar a
documentação de porte obrigatório, citando-se a carteira de
motorista e o documento do veículo que deverão
estar dentro do prazo de validade.
c) Ao programar a
viagem considerar a possibilidade de realizá-la durante o período
diurno. Há dados que revelam ser a
viagem noturna mais insegura e sujeita aos acidentes.
d) Caso chova, a
primeira providência de segurança é acionar o sistema de
iluminação do veículo e diminuir gradativamente
a velocidade, levando o veículo a local seguro ou ao acostamento com pisca ligado se a chuva
impedir a visibilidade exterior. Jamais usar pisca alerta ligado com
veículo
em movimento.
e) Realizar
ultrapassagens somente onde a sinalização assim o permita. Mesmo
que haja permissão, avaliar se há tempo e
espaço suficiente para que a manobra seja realizada sem o risco de
colidir com veículos em sentido
contrário.
f) Obedecer aos limites
de velocidade. Onde não houver placa estabelecendo a velocidade
máxima, é permitido aos
automóveis, camionetas e motocicletas circularem a 110 Km/h; ônibus
e micro-ônibus a 90 Km/h e caminhões a 80 Km/h.
g) Fazer uso do cinto
de segurança para todos os ocupantes do veículo. É um importante
equipamento que protege os ocupantes de lesões em acidentes. Sempre
lembrar que a quantidade de passageiros no veículo deve ser sempre
igual ao número de cintos de segurança existentes. Este equipamento
também é obrigatório para os passageiros de ônibus fabricados a
partir de 1999. Crianças menores de 10 anos devem viajar no banco
traseiro. Caso tenham 7,5 anos ou menos, devem fazer uso dos
instrumentos de retenção (cadeirinhas).
h) Não fazer ingestão
de bebida alcoólica caso tenha que dirigir. O motorista embriagado é
responsável pelos acidentes mais graves e aqueles que envolvem
mortes. Observar sempre um intervalo de tempo entre a ingestão de
bebida alcoólica e a retomada da direção, que pode variar de 10 a
24h. Diversos fatores podem determinar menor ou maior tempo para
completo desaparecimento do álcool do organismo, sem deixar
vestígios que possam ser alcançados pelo bafômetro.
Comunicação Social
PRF/PI