27 de março de 2008

Próprio ajuda empreendedores a definir setor de atuação

"O Próprio me ajudou a definir qual tipo de negócio seria mais viável e com mais chances de sucesso". Com essa afirmação, a empresária Maria de Jesus Alves Oliveira, da revenda de gás, Vigás, resumiu a importância do Programa Próprio para a concretização de um sonho antigo de abrir uma empresa.

Maria de Jesus e o marido Ocian Ribeiro Viana participaram do Programa de Orientação ao Candidato a Empresário, Próprio, em 2007 e há cerca de um mês estão com a empresa em pleno funcionamento. A demora na abertura do negócio se deu devido à espera pela licença da Agência Nacional do Petróleo, ANP.

A empresária falou sobre a sua história antes e depois do Próprio, uma metodologia desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae Nacional, em todo o país.

"Eu e Ocian queríamos abrir uma empresa. Já tínhamos definido o ponto, mas estávamos em dúvida sobre em que ramo atuar. Pensamos em abrir uma lan house, uma lanchonete, revenda de gás e até boutique. Depois das dicas do Próprio, que em um de seus módulos solicita uma pesquisa de mercado, chegamos à conclusão que o mais viável seria a revenda de gás. Hoje posso dizer que estou no ramo certo. Sei quem são meus concorrentes, tenho facilidade para definir preços, sem contar que o gás é um produto que vende todo dia e meu ponto é bom, sendo a única revenda de gás na minha região", destaca Maria de Jesus.

Ainda segundo a empresária, os conhecimentos adquiridos durante o programa aumentaram a capacidade gerencial dela e do marido. "O Próprio facilita todas as etapas de abertura e funcionamento de uma empresa. A participação no programa diminui os riscos de insucesso de qualquer empreendimento", acrescenta.

A Vigás fica localizada na Rua São Pedro, 1723, Centro.

O PROGRAMA

O Próprio é destinado a candidatos a empresários que desejam adquirir mais conhecimento em gestão e mercado. Novas turmas do programa vão acontecer a partir do dia 08 de abril em Teresina.

O programa, que segue até o dia 30 de abril, é dividido em cinco módulos. Inicialmente os candidatos participam da palestra de sensibilização Portas Abertas, quando é explicado todo o funcionamento do curso.

Depois vem os módulos Despertando o Empresário, que estimula as características empreendedoras dos participantes; Coletando Informações, quando é feita uma pesquisa de mercado; Conhecendo o Seu Negócio, quando os participantes elaboram um Plano de Negócios; e Consultoria de Viabilidade, um atendimento individual para avaliar se o empreendimento é viável ou não.