22 de julho de 2008

Arte política?

Artigo de autoria do Jornalista Jânio Pinheiro de Holanda

O drible da foca, uma maestria criada pelo jogador Kerlon, do time do Cruzeiro de Belo Horizonte, onde o jogador passa pelo adversário equilibrando a bola na cabeça ficou na história do futebol por ser diferenciado dos outros dribles, que são feitos especificamente com os pés. No entanto, na esfera política usar as malícias arquitetadas pelo cérebro é comum no dia-a-dia do nosso Brasil. Isto é, as jogadas de mestre são utilizadas pelas cabeças daqueles que detêm o poder na mão para assim decidir a seu bel-prazer.

A indicação da candidatura de Dona Adalgisa para o cargo de prefeito, na cidade de Parnaíba feita pelo senador Mão Santa pegou os correligionários de calças curtas. Na certeza de que o candidato seria o jovem Mirocles Veras, o veterano Elias Ximenes abdicou até da sua candidatura à vice para marchar junto a Zé Hamilton. Mão Santa fez o mesmo em Teresina nas eleições passadas. A época, as chances da ex-primeira-dama eram grandes. Mesmo assim o barco afundou no meio do caminho e a candidato não escapou.

O plano de Mão Santa, nada mais, nada menos, visa às eleições vindouras. Apesar de faltarem ainda mais de dois anos para o pleito estadual, o ex-governador quer semear o terreno para sua reeleição. Por sinal, bastante ameaçada devidos às circunstâncias políticas atuais. Mesmo sendo um expert durante toda a carreira política o senador já não possui as mesmas forças políticas para enfrentar as intempéries dos partidos do vice-governador, Wilson Martins e do senador João Vicente Claudino, hoje em ascensão.

Em entrevistas aos meios de comunicação locais Mão Santa tem demonstrado visivelmente a sua preocupação com a eleição de Parnaíba. Recentemente num debate na TV envolvendo os candidatos, ficou patente o nervosismo da candidata do senador, tropeçando de quando em vez nas próprias palavras.

Em certo momento do debate quando o candidato José Hamilton disse que nasceu em Parnaíba, mora lá e sendo prefeito ou não vai continuar morando na cidade com os filhos, ficou claro a irritação da candidata, pois as palavras do prefeito faziam referências à esposa do senador, que há muito tempo está fora da cidade e, segundo ele, não conhece os problemas locais. Portanto, havemos de convir que hoje as imposições políticas dos caciques estão sendo descartadas pelos eleitores, que não aceitam mais serem driblados facilmente.