
Artigo de autoria de Geraldo Filho (Sociólogo, Bchl e MSc: professor do CMRV/UFPI, Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação)
Relembrando minha sala de aula, nos tempos de faculdade na UFCE, em Fortaleza, não poderia deixar de homenagear meu grande professor André Haguete, e dele não esquecerei uma de suas orientações que hoje, exercendo o mesmo ofício na UFPI, repasso para os meus alunos: “Quando você ler um texto uma, duas, três vezes e não compreender nada, ou o cara que o escreveu não entende do que estava tratando e se perdeu todo nos argumentos; ou então, consciente de que não entende do que estava tratando, resolveu enganar os leitores escrevendo difícil, para que eles não descubram sua ignorância.”
Quando Louis Althusser, considerado e reverenciado como o maior teórico marxista da França, conhecido nas faculdades de Ciências Sociais e de Educação pelo texto “Os Aparelhos Ideológicos do Estado”, confessou na sua autobiografia “ O Futuro Dura Muito Tempo” (que escreveu depois de ter esganado a mulher achando que estava acariciando seu pescoço), que das obras de Marx não conhecia quase nada, a não ser uma breve leitura do livro I de “O Capital” e apenas a Introdução do livro “Contribuição à Crítica da Economia Política”, percebi como mestre André Haguete tinha razão e como era fácil enganar as pessoas, principalmente os discípulos marxistas e os jovens alunos inexperientes, pois quando se tentava ler os escritos de Althusser podia-se preparar para não compreender nada.
Para quem é discípulo, acredita-se na interpretação que o professor dá para os textos que não foram compreendidos; para quem é jovem aluno, a timidez o impede de expressar suas dúvidas, ainda mais que entre os alunos, principalmente os discípulos, desenvolve-se um comportamento reativo de afirmação sobre os outros ainda imaturos: diante das explicações enroladas que o professor tece eles balançam a cabeça sinalizando concordância (síndrome da “cabeça de calango”), como se estivessem entendendo tudo o que está sendo dito. Não passa pelas suas cabeças que aqueles textos incompreensíveis foram escritos por uma mente confusa ou doentia, ou simplesmente para enganar mesmo.
No cotidiano do meio acadêmico descobrem-se outras técnicas que servem para impressionar os alunos, que os levam à inibição por pensarem que estão diante de sumidades. Uma delas consiste em adotar programas de disciplina com uma bibliografia extensa. Como os alunos nunca têm a coragem de perguntar se o professor leu todos aqueles livros e artigos... Uma outra, para mostrar erudição, é escrever com o dicionário ao lado e substituir palavras de um texto que está sendo elaborado por sinônimos difíceis (p. ex. introdução/prolegômenos).
Porém, testemunhei um caso que não sei se classifico como trágico ou cômico. Sempre gostei de andar com as mãos livres, daí minha obsessão por bolsas tiracolo. Então conheci um professor, colega de trabalho em uma universidade, que normalmente andava com uma montanha de livros debaixo do braço (pelo menos era o que eu pensava), e eu costumeiramente o incentivava a comprar uma bolsa ou uma pasta, etc. Um dia, sem querer, ele deixou seus “livros” numa mesa de lanchonete aonde tomávamos um lanche enquanto se dirigia ao banheiro, curioso mexi nos ”livros” e me deparei com uma surpresa que me deixou atônito: no seu lugar encontrei dois grossos catálogos, um de endereços telefônicos e outro de filmes lançados em VHS!
Quando o amigo retornou notei seu desconcerto, aproveitei e perguntei sobre aquilo e ele me confidenciou em voz baixa: “é pra impressionar os outros professores e os alunos!”.
Por isso, para os meus alunos e aqueles que serão, é de bom tom perguntar sobre os livros comprados e lidos pelo professor durante o mês, as revistas científicas assinadas, as revistas de variedades ou especializadas assinadas ou colecionadas, os documentários e telejornais assistidos, programas de entrevistas vistos, etc. É um antídoto para se perceber que nem tudo que reluz na sua frente é ouro! Principalmente quando essa luminosidade é potencializada pelo foco de datashows, a nova tecnologia da embromação sofisticada!