Artigo de autoria do Jornalista Jânio Pinheiro de Holanda
A proteção que o Partido dos Trabalhadores deu a super-secretária da EMGERPI, Lucile Moura, durante a audiência realizada na Assembléia Legislativa sobre o caso de desvio de dinheiro do órgão para fins escusos denunciado pelo ex-servidor Jaylles, pareceu cenas de julgamentos de júri popular. O que tinha de secretários, diretores, servidores e puxa-sacos dava para lotar um Ginásio Poliesportivo de pequeno porte.
Também pudera, se constatadas as denuncias do estudante de direito, o quão vai envolver peixes graúdos e pequenos encastelados nas hostes do poder estadual. Mas, na política é assim, há sempre um fato novo grande engolindo um pequeno. Passado os rumores deste episódio, feitas as denúncias e defesas o assunto em evidência trata da visita da Ministra Dilma Roussef ao Piauí.
Pois bem, ela chegou, falou bonito, visitou algumas casas populares que estão sendo construídas pelo PAC, conheceu o propalado Porto de Luiz Correia e até colocou um capacete na cabeça dando a entender que as obras continuarão. Havemos de louvar os esforços que o govenarador Wellington Dias têm feito para que o governo federal cumpra a realização dos projetos do PAC no Piauí. As constantes peregrinações do governador aos gabinetes ministeriais de Brasília são incessantes.
Até que de vez em quando essas andanças dão resultados positivos, porém, se fizermos uma avaliação geral sobre as reivindicações do governador de obras estruturantes voltadas ao desnvolviemnto do Estado, a maioria fica apenas na promessa, e algumas começam e não terminam. Como exemplo, temos entre outras, as hidrelétricas que nunca fincaram nem a pedra fundamental, o próprio Porto de Luiz Correia e as obras do metrô de Teresina, que vêm e arrastando ao longo dos anos.
Ao que parecem, os laços de amizade e partidário que unem o governador Wellington Dias ao presidente Lula não estão sendo levados com tanta consideração. Assim como a Ministra Dilma, o presidente Lula prometeu as mesmas coisas nas visitas mais recentes ao Estado. No entanto, nenhum terço daquilo que prometera tenha sido transformado em realidade. Os desabrigados das enchentes no Piauí que o digam.
Portanto, quando os dois momentos: EMGERPI e a visita da Ministra Dilma forem esquecidos esperemos que novos fatos aconteçam para os analistas comentarem. Até porquê as eleições estão chegando e os “nossos representantes” precisam de alguma novidade para tirar proveito da situação.