11 de agosto de 2009

Famílias agricultoras do Piauí aprendem a manejar a água para produzirem alimentos

As trinta famílias contempladas com as tecnologias cisterna calçadão do Programa Uma Terra e Duas Águas da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA Brasil) na região de Piracuruca, no norte do Piauí, participaram de uma capacitação em Gestão da Água para a Produção de Alimento. O objetivo do curso é ensinar as famílias a usar a água de forma racional, sem desperdício, para que a água captada nas cisternas calçadão, que tem capacidade para armazenar 52 mil litros, possa durar todo período de estiagem.

Foram três dias de encontro realizado na comunidade Serra Verde em Piracuruca.

Na oportunidade também foi discutido a disponibilidade dos recursos hídricos no planeta, em especial no semi-árido brasileiro, o sistema hídrico familiar e a utilização da água nos diversos setores produtivos, com foco na agricultura familiar.

O P1+2 tem como objetivo ir além da captação de água da chuva para o consumo humano, o Programa busca também a utilização sustentável da terra e o manejo adequado dos recursos hídricos para produção de alimentos, promovendo a segurança alimentar e uma geração de renda para as famílias.

O Projeto P1+2 é uma ação da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) desenvolvido no Piauí pelo Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Por Paula Andréa