O traficante José Maria Cobra preso no começo de julho na Operação Peçonha, realizada pela Polícia Federal, foi transferido da Penitenciária Mista de Parnaíba ontem (16) a noite para a Penitenciária Major César em Teresina. O motivo é devido o criminoso ser considerado de alta periculosidade. A informação foi anunciada pelo gerente da penitenciária de Parnaíba Capitão Gerson.
O gerente da casa de detenção ainda disse que não está temendo nenhum tipo de represália dos comparsas do traficante Cobra, mas os mesmos são bastante perigosos. “O traficante, considerado o chefe da quadrilha, deve ficar na casa de custódia na capital piauiense, essa medida deve-se ao preso ter ainda muitos comparsas na região, o que causa uma tensão quanto a um tipo de ação dos bandidos em promover uma fuga aqui em Parnaíba. Com a transferência esse tipo de esquema por parte dos comparsas fica mais improvável”.
Ainda na Penitenciária Mista de Parnaíba, Flávio Carvalho, que também foi preso na mesma operação. Ele retornou a penitenciária após um segundo mandado de prisão, que retomava uma decisão “equivocada” do juiz que o tinha favorecido com hábeas corpus de soltura no dia 29 de julho.
Ainda sobre a Operação Peçonha desencadeada no começo de julho deste ano, após várias denúncias na imprensa de liminares que favorecem os apontados como associados ao tráfico, a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Piauí deverá nomear o Juiz da Comarca de Luís Correia, Dr. João Bandeira Monte Júnior, para coordenar a ação do Ministério Público do Piauí, que trata do caso do tráfico de drogas, assassinatos e outros crimes citados na Operação Peçonha, na região norte do Piauí.
Por Francisco Brandão e Patrícia Costa
Foto: Gilson Brito