Participam do evento profissionais da área, professores, políticos e dirigentes de fundações.
Já saiu a programação da 1ª Conferência de Comunicação do Piauí com o tema Democratizar para melhor comunicar, com o objetivo de propor normas e diretrizes à definição de uma política de comunicação social para o Brasil, visando sua democratização. O Piauí partiu na frente realizando conferências territoriais em municípios do interior que elegeram delegados participantes do evento previsto para Teresina, no período de 29 a 31 deste mês.
A Conferência, com a participação de dirigentes de fundações, políticos, professores e jornalistas, vai se realizar no Rio Poty Hotel, com abertura prevista para as 19 horas, do dia 29 (quinta-feira). Para sua preparação o Piauí realizou seis conferências territoriais (intermunicipais) elegeu 158 delegados da capital e do interior do Estado.
Foram apresentadas mais de 200 propostas de Políticas Públicas de Comunicação para os municípios, para o Estado e para o Brasil. O coordenador da comissão organizadora, Jessé Barbosa, explica que o Governo está convocando a sociedade para garantir sua participação social no conselho ou outro mecanismo público destinado a disciplinar e controlar aspectos como, por exemplo, os conteúdos veiculados por emissoras de rádio e TV, jornais e portais.
A solenidade de abertura prevê a fala de um representante da sociedade civil organizada através do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Piauí (Sinttel), João de Moura; do coodenador de Comunicação do Estado, Wellington Soares, e encerramento dos trabalhos pelo governador Wellington Dias.
No seu lançamento, que ocorreu no dia 5 de agosto, durante solenidade no Palácio de Karnak, Wellington Dias declarou que sempre defendeu os princípios democráticos, ressaltando que a 1ª Conferência de Comunicação será um exemplo para o Piauí e o Brasil, porque o Estado parte na frente em se organizar para a Conferência Nacional.
A conferência magna na abertura dos trabalhos será feita pela deputada federal Luiza Erundina, representante da Câmara Federal na comissão organizadora na Conferência Nacional de Comunicação.
Além da deputada Luiza Erundina está programada mesa-redonda para o dia 30 (sexta-feira) distribuída em três eixos: No eixo 1 - Produção de Conteúdo (representante do Intervozes) no 2 - Meios de Distribuição (Marcus Manhães - Fundação CPqD). No eixo 3 - Cidadania Direitos e Deveres (professora dra. Alexandra Bujokas - Universidade Federal do Triângulo Mineiro) e mediação de Jessé Barbosa (diretor da Unidade de Políticas Públicas de Comunicação - Governo do Piauí).
CCom