27 de outubro de 2009

Tribunal de Justiça do Piauí investe em educação e melhora serviços

Qualidade de Serviços

O Tribunal de Justiça do Piauí seguindo as tendências atuais para melhorar a qualidade dos serviços, melhorar a prestação jurisdicional, melhorar o corpo funcional, resolveu investir em qualificação profissional, em educação. Vários cursos de capacitação estão sendo oferecidos pelo TJ-PI para os servidores da capital e do interior. Para participar, basta a ficha de inscrição do curso.

Dentre os cursos ofertados estão: suprimento de fundos, redação oficial, custas e emolumentos judiciais, processo administrativo disciplinar, direitos e deveres do servidor público, prevenção de acidente no trabalho, licitação e contratos na administração pública, técnicas de conciliação, atualização de processo, organização judiciária, dentre outros. Tudo isso serve para demonstrar a preocupação do Judiciário em aproximar-se da população, melhorar a prestação de serviços e qualificar melhor seus servidores.

É o processo de otimização de serviços, que acompanha o desenvolvimento tecnológico que foi iniciado com a informatização das comarcas. Estas ações ainda integram um programa de Planejamento Estratégico Participativo que estimula e incentiva os servidores do Judiciário, exigências também do Conselho Nacional de Justiça.

Atualmente, acontecem simultaneamente sete cursos, com sete turmas de 30 alunos cada, para qualificar e melhorar o atendimento, dentro de um planejamento pedagógico e curricular. Os cursos são ministrados pelo pessoal graduado do próprio Tribunal ou em parcerias.

Os cursos no interior são realizados em cidades pólos como: Campo Maior, Floriano, Parnaíba, Bom Jesus, Picos, São Raimundo Nonato, Corrente, Piripiri, Oeiras e Esperantina. Estas congregam os servidores de comarcas menores para se atualizarem, fazerem um up-grade no conhecimento e melhorar a prestação jurisdicional através de mais qualidade nos serviços. Esta sim é uma modernidade, uma obra estruturante de grande valia para o Poder Judiciário, que ainda carrega a pecha de ser moroso, lento, burocrático e um cabide de empregos.

A realidade está mudando com ações que promovem a cidadania, integram a sociedade e aproxima cada vez mais o cidadão do Judiciário facilitando o seu acesso é agilizando uma resposta à sociedade.

Fonte: Diário do Povo – Coluna Zózimo Tavares