O desembargador Sebastião Ribeiro Martins, Presidente da Associação dos Magistrados Piauienses - AMAPI anunciou seu afastamento por um período de 60 dias. Na ocasião, passou a presidência da entidade que congrega juízes de todo o estado do Piauí, ao Primeiro Vice-presidente, Dr. José Airton Medeiros de Sousa.
O desembargador Sebastião Martins ficou mais de quatro anos como presidente da AMAPI, o que corresponde a dois mandatos consecutivos, quando foi eleito por aclamação na primeira vez, como também no segundo mandato, com o apoio dos dois grupos da Associação dos Magistrados, foi reconduzido à Presidência. Agora, depois de quatro anos como Presidente da associação, Martins tira licença por um período mínimo de sessenta dias. Também pedirá férias do Egrégio Colegiado do Tribunal de Justiça, tirando inicialmente uma licença de sessenta a 90 dias.
Após encaminhar o novo Estatuto da AMAPI, revisto, atualizado e editado, por ocasião das comemorações dos 50 (cinqüenta) anos de fundação da Associação dos Magistrados do Piauí, Sebastião Martins esclareceu que seu afastamento foi motivado pelo longo tempo que permaneceu como Presidente á frente da AMAPI, período em que ficou sem tirar férias.
Perguntado o que espera da nova diretoria, Sebastião Martins respondeu, “Nós temos o apoio da Escola Superior da Magistratura, acho que a reciclagem dos magistrados é importante e mais, hoje é uma exigência constitucional, depois da emenda 45 todos os magistrados devem se submeter a cursos de aperfeiçoamento. Devo parabenizar o desembargador Edvaldo Moura, nosso aliado, que como Diretor da Escola da Magistratura, tem incentivado cada vez mais os nossos juízes, estimulando-os a participarem dos cursos oferecidos pela ESMEPI”, enfatizou Martins.
Para finalizar, Sebastião Martins agradeceu o apoio e a confiança da Diretoria, do Conselho Fiscal e de todos os magistrados do Estado do Piauí, inclusive dos aposentados e pensionistas.